Nokia competirá com três smartphones Android: X, X+ e XL

cintillo-mwc2014

A Nokia decidiu implementar em três dos seus dispositivos o sistema operativo Android e serviços da Microsoft como o OneDrive e o Skype.

nokia x

Dizia-se que a Samsung iria apostar na Tizen para a segunda geração dos seus smartwatches, e, de facto, veio a confirma-se. Supunha-se que a Nokia ia lançar um telemóvel que operaria em Android, e foi o que se veio a verificar.

E não criou apenas um. A empresa finlandesa, que chegou acordo com a Microsoft, passando-lhe a sua divisão de dispositivos e serviços, já se converteu numa das grandes protagonistas do Mobile World Congress (MWC) a integrar Android em três telemóveis distintos.

Falamos do Nokia X, do Nokia X+ e do Nokia XL, todos eles com especial interesse nos denominados mercados emergentes, o que se reflete bem nos seus preços de 89 euros, 99, euros e 109 euros, respetivamente.

Assim, embora o Nokia X, o Nokia X+ e o Nokia XL partam do sistema operativo da Google, utilizam uma versão totalmente personalizada com um interface que bebe diretamente do Windows Phone e do seu sistema em tiles. Ou, em palavras dos seus responsáveis, “executam aplicações do Android, serviços da Microsoft e experiências da Nokia”.

nokia x

Com isto os criadores referem-se ao serviço de armazenamento cloud OneDrive, ao VoIP Skype, ao cartográfico HERE Maps e ao Nokia MixRadio de streaming de música, por exemplo.

Os três telemóveis integram um chip dual-core Qualcomm Snapdragon, vêm com tecnologia dual SIM e suportam a aplicação de messaging BBM, mas claramente têm as suas diferenças.

Os que mais se parecem entre si são o Nokia X e o Nokia X+, de cor verde e vermelho brilhante, ciano, amarelo, branco e preto, com um ecrã de quatro polegadas, têm uma câmara principal de 3 megapixéis, medem 10,4 milímetros de espessura e pesam 128,7 gramas.

O segundo caracteriza-se pelo seu pendor para os conteúdos multimédia com maior memória RAM (768 MB face a 512 MB), ao passo que o espaço de armazenamento interno é o mesmo:4 GB ampliáveis até 32 GB via microSD.

Por seu lado, o Nokia XL chegas às cinco polegadas e aos cinco megapixéis, com uma espessura de 10,9 milímetros e um peso de 190 gramas, com uns idênticos 768 MB de RAM e não tem versão em vermelho. O que oferece é uma câmara frontal de 2 MP permite realizar videochamadas com Skype.

Mais telemóveis para os mercados emergentes

Para além se introduzir no ecossistema Android, a Nokia tem querido ampliar propostas mais tradicionais com o dispositivo táctil Nokia Asha 230 apenas por 45 euros e o Nokia 220 com acesso a Internet por 29 euros.