Em causa estão 32 patentes sobre tecnologias que a Nokia diz que estão a ser usadas pela Apple sem a devida compensação. Segundo o press release da empresa europeia, vários anos de negociações entre as duas marcas não resultaram em qualquer acordo, após um acordo inicial em 2011.
Ilkka Rahnasto, diretor da divisão de patentes da Nokia, explica o motivo pelo qual a empresa decidiu processar a rival. “Através do nosso investimento sustentado em Pesquisa e Desenvolvimento, a Nokia criou ou contribuíu para a criação de muitas tecnologias fundamentais usadas nos dispositivos móveis atuais, incluindo produtos Apple.”
O executivo refere que as negociações falharam e que o processo é uma simples forma de defender os direitos da Nokia.
Mas a história é mais complicada ainda, porque este é um contra-processo. Na terça-feira, a Apple tinha iniciado com uma queixa formal contra a Nokia, Acacia Partners e Conversant (estas duas últimas empresas de licenciamento de patentes) alegando que elas estavam a tentar extorquir dinheiro da empresa. Segundo alega a Apple, as três empresas estão a querer aplicar taxas sobre tecnologias que foram criadas pela Apple, não pela marca finlandesa.
Ao que tudo indica, está de volta a grande disputa de patentes que marcou a indústria dos smartphones nos últimos seis anos.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…