NOS abre rede a programadores numa parceria com a Nokia

Através da plataforma “Network as a Code”, será possível desenvolver aplicações de software que beneficiem da tecnologia 5G Stand Alone.

A NOS estabeleceu uma parceria com a Nokia para abrir a sua rede 5G Stand Alone a programadores, permitindo-lhes tirar partido “das caraterísticas inovadoras da rede”.

Através da plataforma “Network as a Code”, será possível desenvolver aplicações de software que beneficiem desta tecnologia, trazendo mais-valias para empresas e consumidores.

Com esta nova colaboração, “que vem reforçar uma parceria já sólida entre as duas empresas na área do 5G”, as duas tecnológicas irão trabalhar na criação e exposição de API (Application Programmable Interfaces).

O principal objectivo destas API é simplificar o desenvolvimento e integração de novas aplicações, fornecendo um padrão para a sua criação e permitindo à NOS abrir o acesso às funcionalidades da sua rede, mantendo a segurança e o controlo.

Desta forma, “será ainda mais fácil tirar partido das caraterísticas diferenciadoras do 5G Stand Alone”, como por exemplo o network slicing, a ultra baixa latência ou a capacidade de suportar, de forma maciça, equipamentos IoT, “para uma melhor e mais inovadora experiência dos utilizadores”.

Jorge Graça, chief technology officer da NOS, sublinhou: “A inovação é um princípio central na nossa liderança do 5G em Portugal e a nossa colaboração com a Nokia tem-se mostrado fundamental neste sucesso continuado. Com a introdução do Core 5G SA da Nokia podemos monetizar os nossos ativos ao abrir as funcionalidades da nossa rede e explorar novas oportunidades de desenvolvimento.”

Fran Heeran, senior vice president & general manager of Product & Engineering, Cloud and Network Services da Nokia, afirmou: “As capacidades avançadas da rede 5G Stand Alone da NOS, em conjunto com a plataforma Nokia Network as Code com portal de desenvolvimento, abrirão aos programadores uma via importante para desenvolverem soluções de software para os seus clientes e impulsionar a criação de valor.”