Noruega quer comprar aviões elétricos

A Noruega informou que quer comprar aviões de passageiros elétricos nos próximos anos para ajudar a desacelerar a mudança climática.

A Noruega informou que quer comprar aviões de passageiros elétricos nos próximos anos para ajudar a desacelerar a mudança climática, aproveitando o seu sucesso com grandes incentivos fiscais que a tornaram líder mundial em vendas de carros elétricos.

A empresa estatal Avinor, que opera 45 aeroportos na Noruega, disse que o compromisso com as aeronaves movidas a eletricidade poderia estimular o desenvolvimento de tecnologias elétricas e híbridas por empresas como a Airbus ou a Boeing.

“Na minha opinião, não há dúvida de que até 2040 a Noruega estará a operar totalmente elétrica” ​​em voos de curta distância, disse Dag Falk-Pedersen, diretor da Avinor, aos jornalistas.

Entre as fabricantes, “a Airbus disse-nos que precisa de um cliente e precisa de um mercado – e podemos oferecer a ambos”, disse ele. “É claro que eles precisam de um mercado maior e de mais clientes. Mas alguém tem que começar.

A Noruega, um país montanhoso de 5 milhões de habitantes, com cidades ao redor de fiordes remotos, seria ideal para aviões elétricos que podem acelerar mais rápido que os aviões convencionais e precisam de pistas mais curtas, explicou Falk-Pedersen.

Por outro lado, os aviões elétricos desenvolvidos até agora têm grandes problemas de peso, com baterias volumosas e alcance limitado. Os primeiros aviões elétricos voaram pelo Canal da Mancha em julho de 2015, incluindo um E-Fan da Airbus.