NOS e Sumol+Compal apresentam a fábrica 5G em Portugal

O 5G da NOS aumenta a produtividade e eficiência nas operações do dia a dia, acelerando a competitividade do tecido empresarial nacional e o caminho para a Indústria 4.0.

A NOS, apostada em partilhar os benefícios da tecnologia com os cidadãos e empresas portuguesas, está já aplicar o potencial do 5G nas empresas nacionais, contribuindo assim “para o aumento da eficiência e competitividade nas suas operações”.

É na materialização desta visão que a NOS e a Sumol+Compal apresentam a Fábrica 5G em Portugal.

Integralmente coberta com a quinta geração de comunicações móveis da NOS desde março de 2021, a fábrica da Sumol+Compal, em Almeirim, dispõe desde então de soluções tecnológicas sobre 5G “com capacidade de transformar e tornar mais eficientes as operações da empresa numa escala que até hoje não era possível”.

O 5G traz consigo a capacidade de transformar processos industriais e materializar cadeias logísticas mais otimizadas, eficientes e seguras, elevando assim a eficiência e produtividade das empresas a novos patamares.

Nesta unidade de produção Sumol+Compal , com uma área de 70.000 m2  e onde são processadas anualmente cerca de 25 mil toneladas de fruta, as duas empresas parceiras estão a implementar “duas abordagens pioneiras, assentes em 5G”.

Por um lado, vão conectar todas as linhas e obter informação em tempo real do processo produtivo e por outro lado, irão utilizar a realidade aumentada e aplicá-la às operações de manutenção preventiva das máquinas das linhas de enchimento e embalagem Tetra Pak.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS, “o 5G já é uma realidade e a sua aplicação será o principal acelerador daquilo que é a indústria 4.0, e um elemento-chave para a competitividade das empresas nacionais em todas as áreas em que atuam”.

As características “ímpares da quinta geração de comunicações móveis permitem-nos aplicações inovadoras e que aportam importantes ganhos de eficiência, como a Sumol+Compal já está a comprovar, diariamente, e comprovará ainda mais num futuro que se espera ainda mais digital”, disse ainda.

De acordo com Jaime Alves Cardoso, administrador da Sumol+Compal , a marca “continua a investir em tecnologia nas suas operações, para responder cada vez melhor aos desafios do mercado, ou seja, continuar a desenvolver produtos inovadores e aumentar a eficiência e a rapidez de resposta nas operações do dia-a-dia”. 

Com recurso às soluções NOS Augmented Worker e NOS Remote Support,  a equipa de manutenção no chão de fábrica Sumol+Compal “irá aumentar a eficiência dos seus processos, facilitando o diagnóstico de problemas e diminuindo o tempo de paragem das máquinas”.

As soluções permitem ainda “economizar tempo e recursos com a deslocação física de fornecedores de suporte técnico”.