A NOS foi a empresa que “mais investiu em Inovação em Portugal”, segundo dados do ranking recentemente publicado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).
A empresa investiu qualquer coisa como 96,6 milhões de euros em 2023, um crescimento de quase 22% em relação ao ano anterior.
Contando com 330 profissionais alocados às áreas de inovação (mais 52 do que em 2022), esta aposta em I&D por parte da NOS é central à sua estratégia continuada e faz parte do compromisso da empresa de ser um motor do desenvolvimento tecnológico e económico do País e da sociedade portuguesa.
Desde 2018, a NOS “figura no top 3 das empresas nacionais que mais investem em I&D, tendo liderado o ranking em três destes anos”.
“A Inovação faz parte do ADN na NOS, é um dos grandes pilares do nosso desenvolvimento de negócio, bem como parte do nosso compromisso de alavancar o crescimento do País. Este é um investimento que queremos e vamos manter, tal como o nosso compromisso com a transformação digital da sociedade portuguesa e a melhoria da vida das pessoas”, afirmou João Ferreira, diretor da NOS Inovação.
De 2020 a 2023, o investimento acumulado em I&D excedeu os 310 milhões de euros. No último ano do reporte, uma parte significativa do investimento foi alocada a áreas de inovação disruptiva, como 5G e Inteligência Artificial Generativa, em áreas de aplicação como mobilidade, sustentabilidade, processos industriais, saúde ou entretenimento.
Como parte da sua aposta, a NOS tem, também, promovido um ecossistema de inovação aberto, recorrendo a parcerias com universidades, centros de Investigação e colabs, assim como startups, incubadoras e outras organizações, com o objetivo de criar soluções com impacto significativo na vida das pessoas.
Este ranking de empresas faz parte dos dados do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2023 (IPCTN23), publicado pela DGEEC.
Segundo este relatório oficial, a despesa em I&D do setor empresas, em Portugal, cresceu 10% face ao ano anterior, tendo atingido os 2 844 milhões de euros e representado 1,06% do Produto Interno Bruto (PIB).
Recorde-se também que, pelo segundo ano consecutivo, a NOS Inovação foi a entidade nacional que mais pedidos de patentes submeteu em 2024 (22 pedidos de patentes), de acordo com o Patent Index 2024 do Instituto Europeu de Patentes (IEP), divulgado a 25 de março de 2025.
A IA especializada simplifica a contabilidade, automatiza tarefas e oferece maior clareza e confiança financeira…
Os novos PCs tornam os Copilot+PCs ultrafinos, leves e potentes além de acessíveis a mais…
Aceder à tecnologia a preços exequíveis, atrair especialistas em dados ou conciliar as soluções digitais…
Com 11 mil milhões de dólares investidos em inovação nos últimos cinco anos, a Visa…
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…