NOS leva 5g às ilhas açorianas

O investimento da NOS em sites e tecnologia 5G, para aumento da rede na região, excedeu os 3 milhões de euros.

A rede móvel 5G da NOS já cobre todas as ilhas dos Açores, abrindo “novas perspetivas de desenvolvimento e transformação digital na região”.

Este marco ficou completo com a instalação de um site 5G na ilha do Corvo, tendo a empresa duplicado o número das suas estações base no arquipélago, no último ano, através de um investimento de mais de 3 milhões de euros.

A partir deste momento, a cobertura de 5G passa a englobar cerca de 96% da população dos Açores, segundo refere a NOS, estendendo-se o serviço à totalidade dos 19 Concelhos que compõem o arquipélago em paralelo ao desenvolvimento da rede no continente.

A cobertura final da população do Arquipélago está prevista para breve, com a conclusão do plano de implementação desta rede móvel na região.

Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, sublinhou: “O 5G abre um mundo de possibilidades à população açoriana, rumo a uma sociedade mais digital, mais sustentável e com maior desenvolvimento económico. Esta é uma revolução que a NOS está a liderar em Portugal, desde o primeiro minuto, e, por isso, nos orgulhamos de contar com a maior e melhor cobertura 5G do país, com este enfoque recente aqui no arquipélago.”

Camilo Moniz, diretor-geral da NOS Açores, aproveitou a data para realçar alguns dos marcos da operadora na região: “Depois da primeira TV por subscrição nos Açores, e do maior WiFi público na cidade de Ponta Delgada, é com uma imensa satisfação que posso dizer que já entregamos 5G nas nove ilhas do arquipélago.”

Ao longo das mais de três décadas da sua presença na região, a NOS investiu mais de 83 milhões de euros, contando, neste momento, com 4 data centres.

Esta evolução da rede 5G da NOS nos Açores está em linha com o investimento que tem sido feito pela operadora, a nível nacional.