Estudo: novas formas de pagamento conquistam consumidores

As Caixas Self-Service, o Paypal e o MB Net são as novas formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores portugueses, diz o estudo Cetelem sobre Literacia Financeira.

O documento revela que 39% dos portugueses utilizam as Caixas Self-Service disponíveis nos espaços comerciais e sentem-se confortáveis com a sua utilização. Seguem-se o Paypal e o MB Net, utilizados por 22% e 15% dos inquiridos, respetivamente.

Captura de ecrã 2016-05-03, às 14.13.16

Todas as novas formas de pagamento analisadas cresceram face a 2015, mas é o serviço Paypal que mais se destaca, tendo duplicado a percentagem de utilizadores, lê-se no comunicado que apresenta o estudo. No ano passado, apenas 10% dos portugueses declaravam usar este método de pagamento, percentagem que chega agora aos 22%.

Além dos métodos já referidos, são também cada vez mais os consumidores a recorrer ao telemóvel (13%) e ao serviço MB Way (11%) na hora de pagar as compras. O Cartão Contactless, que permite pagamentos inferiores a 20 euros sem introduzir o PIN, conquista ainda poucos consumidores: apenas 9% dos inquiridos afirmam sentirem-se confortáveis com a sua utilização.

O estudo Cetelem sobre a Literacia Financeira foi realizado entre os dias 16 e 19 de fevereiro em colaboração com a Nielsen, através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal. O erro máximo é de +4.4 para um intervalo de confiança de 95%.