Novas Smart TV da Samsung podem ser controladas com um dedo

A nova gama de televisores inteligentes da Samsung para o próximo ano vai poder ser controlada apenas com gestos reproduzidos através de um dedo. O modo de controlo do interface das TV é assim uma das maiores novidades da gama de televisores da sul-coreana.

forestall-compares-ipad-with-iphoneCom este passo importante da fabricante asiática, os utilizadores estão cada vez menos dependentes de um telecomando para executar ações nos dispositivos. As novidades dos televisores da Samsung vão ser apresentadas em janeiro durante a CES.

No CES 2012 a Samsung estreou as primeiras televisões que suportavam controlo por voz e por gestos. Durante este ano houve uma grande corrida às televisões Ultra HD, 4k, e para 2014 já está prometido o suporte a gestos como apontar o dedo.

Nesta grande novidade, basta apontar o dedo indicador e movê-lo na direção que se quer para avançar ou retroceder entre elementos do menu, permitindo que se mude de canal ou se reduza o volume da televisão apenas com o dedo. Também será possível parar a reprodução de conteúdos ao desenhar uma roda no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio.

O anúncio foi feito pela Samsung em comunicado de imprensa, indicando que a nova linha de Smart TV será apresentada no CES 2014, que decorrerá em Las Vegas entre os próximos dias sete e dez de janeiro.

A Samsung também melhorou o reconhecimento de voz, sobretudo nas funções que o utilizador executa mais vezes, como mudar de canal, bastando agora dizer o número do mesmo. Os controlos das TV por voz vão ser suportados em mais 12 países, aumentando assim o número para 23 mercados onde a tecnologia funciona.

A Samsung revelou que vai levar até Las Vegas um televisor Ultra HD, curvo, com um tamanho de 105 polegadas e um aspeto de 21:9.