Categories: Segurança

Novo malware faz uso da imagem dos CTT

A empresa de segurança cibernética ESET alertou para a mais recente ameaça digital que circula na Internet sob a imagem dos CTT, que visa disseminar uma versão do troiano Hesperbot.

O software maligno Hesperbot foi minuciosamente escrutinado nos laboratórios da ESET, antes de, em setembro de 2013, a empresa ter emitido um alerta mundial a acautelar os utilizadores da Internet relativamente aos riscos inerentes ao malware.

Resiliente, o Hesperbot serviu de modelo para a criação de um novo programa de furto bancário, que, ocultado pelo que aparentemente é uma mera e confiável mensagem de correio eletrónico dos CTT, informa os utilizadores de que não foi possível efetuar a entrega de uma encomenda na sua morada, e que para que a possa receber terá que fazer o download de um conjunto de informações relativas à mesma e dirigir-se ao posto de correios mais próximo.

Para incitar a rapidez da ação, a mensagem de e-mail instrui a vítima para efetuar a operação no prazo de 30 dias úteis, caso contrário os CTT cobrarão 4,18 euros em despesas de manutenção.

Deste modo, quando o utilizador clica sobre a opção de download de informações referentes à alegada encomenda que nunca chegou ao destino, é, então, reencaminhado para uma página, em tudo semelhante ao portal dos CTT, não fosse pelo endereço, que em vez de ser www.ctt.pt, o site original e fidedigno, é www.ctt.su.

Na página falsa, o utilizador é solicitado a introduzir o código de acesso para que possa visualizar as informações sobre a encomenda.

Depois da digitação do código, o alvo é orientado para clicar na ferramenta “Download de Informações” para poder obter os dados sobre o objeto extraviado, que, supostamente, estão num executável “Informacoes.exe” contido num ficheiro Zip denominado “info_791d9671f5e2954af6a04cad8f8faa14.zip”.

É, então, claro que todo este processo objetiva unicamente o furto dos dados do utilizador, pelo que a ESET Portugal recomenda que os utilizadores procedam a uma interpretação cuidadosa das mensagens eletrónicas para que não seja ludibriados por este novo malware.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

4 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

5 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago