Novos sistemas da Garmin promovem segurança na estrada

Mais segurança, tecnologias mais avançadas, serviços em direto, alertas úteis e um conjunto de ferramentas inovadoras são as novidades da Drive para 2017, apresentadas pela Garmin International. O alinhamento de produtos para este ano considera equipamentos das séries Garmin Drive 51/61, Garmin DriveSmart 51/61, Garmin DriveAssist 51 e Garmin DriveLuxe 51.

O portefólio foi concebido para assegurar aos condutores uma maior segurança na estrada, viagens mais divertidas e despreocupadas, através da possibilidade de acesso a várias funcionalidades e serviços em direto que facilitam toda a navegação e transmitem informação clara e direta. Desta forma, reduz-se para o mínimo os níveis de distração e garante-se que o condutor consegue seguir o trajeto mantendo os olhos na estrada e as mãos no volante.

O serviço de trânsito em direto vai ajudar ocondutor a evitar mais facilmente os engarrafamentos e os atrasos porque sugere caminhosnalternativos. A informação de trânsito chega em direto através da aplicação gratuita Smartphone Link (LMT-S) ou do Trânsito Digital (LMT-D). Para poupar tempo e evitar períodos de maior stress, os equipamentos da Garmin mostram-lhe as várias opções de estacionamento disponíveis e os respetivos preços. Além do serviço de estacionamento em direto, a aplicação Smartphone Link disponibiliza o Live Track que permite aos condutores partilharem a sua localização com terceiros, e o Watch Link, que permite controlar os equipamentos através de um smartwatch Garmin compatível.

Para incentivar uma condução mais segura e aumentar o conhecimento situacional, os novos modelos da Garmin emitem uma série de alertas como de curvas apertadas, mudanças nos limites de velocidade, radares, aproximação de passagens de nível, zonas escolares nas proximidades, entre outros. Caso se conduza em sentido contrário numa rua de sentido único, o equipamento emite, também, um aviso. O sistema alerta ainda para a fadiga com sugestões de possíveis áreas de repouso.

Tecnologia que aumenta segurança na condução

A assistência em caso de acidente é uma das vantagens deste sistema, uma vez que alguns modelos destas quatro séries possuem notificação de incidentes. Caso o veículo se envolva num acidente é enviada uma mensagem de texto ao contacto predefinido (Garmin DriveAssist e DriveLuxe). O Garmin Drive Assist possui uma câmara de tablier que grava constantemente a condução. Se houver um colisão, o G-sensor de deteção de incidentes guarda imediatamente e automaticamente os ficheiros no momento do impacto, o GPS regista o local e o momento exato em que ocorreram os eventos. As imagens podem ser reproduzidos no dispositivo, que por sua vez, pode ser retirado do tablier para tirar fotos e registar os danos do acidente.

Realizar chamadas em mãos livres, sem qualquer intevenção manual, já é possível neste sistema. Os navegadores Garmin – nas versões europeias do Garmin DriveAssist e do Garmin DriveLuxe –   reconhecem comandos de voz e permitem realizar chamadas em mãos-livres e receber notificações inteligentes personalizáveis no ecrã. Para isso, apenas é necessário sincronizar o equipamento com um smartphone Bluetooth compatível para poder ver as chamadas recebidas, as mensagens de texto e os lembretes de calendário, sem usar o telemóvel. O Real Directions dá indicações de conduções fáceis de compreender com recurso a marcos reconhecíveis, edifícios e semáforos além da indicação por voz do nome das ruas. Por exemplo, “vire à esquerda depois da estação de abastecimento” ou ” vire à direita depois do edifício vermelho” torna muito mais fácil seguir indicações.

Apesar de ser vendido à parte, o smartwatch Garmin pode ser emparelhado com esta funcionalidade, através do Watch Link. Desta forma, o utilizador pode continuar a acompanhar a navegação no seu pulso, mesmo depois de ter estacionado o carro e enquanto caminha em direção ao seu destino. O relógio passa informações importantes para o condutor, como, por exemplo, orientação por bússola a partir do veículo estacionado até ao seu destino e de volta ao veículo.

Atualizar os mapas e o software torna-se também mais facil. O equipamento recebe uma informação no ecrã sempre que houver uma nova versão disponível para atualizar. A transferência dos novos dados é depois feita através da rede Wi-Fi – com exeção nos modelos Garmin Drive 51/61.

A plataforma TripAdvisor colabora com estas novas gamas Garmin através da sugestão de pontos de interesse de viagem, como hotéis, restaurantes e atrações durante o percurso ou próximo do destino. O Planificador de Viagem sugere paisagens interessantes pelo caminho e os modelos Garmin Drive disponibilizam cartografia da Europa do Sul e Ocidental e atualizações vitalícias dos mapas e do tráfego (conforme a versão e o modelo do Garmin).

Os valores variam conforma a linha Garmin Drive, mas os preços variam entre os 159 euros e os 330 euros, sendo que a linha Garmin Drive 51/61 vai estar à venda ao público a 159,99 euros; a Garmin DriveSmart 51/61 vai estar disponível a preços de venda ao público recomendados de 169.99 euros; a gama Garmin DriveAssist 51 estará disponível por 299,99 euros; e, por último, a linha Garmin DriveLuxe 51 será vendida a 329.99 euros.