NTT Docomo e MediaTek firmam parceria em tecnologia 5G

A NTT Docomo, maior operadora de telefonia do Japão e a MediaTek, fornecedora de processadores para telemóveis, tornam-se parceiras para impulsionar o desenvolvimento da tecnologia 5G. As empresas irão colaborar com o desenvolvimento de uma nova interface aérea 5G e de chipsets necessários para dispositivos 5G, aumentando a eficiência do espectro e ampliando a capacidade dos dados.

“A NTT Docomo está animada para trabalhar com a MediaTek, uma empresa inovadora com capacitação tecnológica para o 5G“, disse Seizo Onoe, vice-presidente executivo e diretor tecnológico da NTT Docomo.

Ele acrescenta que o potencial de oportunidades que o 5G oferece para permitir que as pessoas e as coisas se conectem é infinito. “Estamos ansiosos para ver a nossa rede 5G inspirar invenções inovadoras que beneficiem a tecnologia, a vida e os negócios.”

A MediaTek possui um portefólio completo de tecnologia para modem que abrange todos os padrões 2G, 3G a 4G. Os seus chipsets de padrão mundial permitem que os fabricantes de dispositivos atendam às operadoras do mundo inteiro usando uma única plataforma.

“Temos o prazer de colaborar com a Docomo no desenvolvimento do melhor padrão possível, bem como em terminais de utilizador para sistemas celulares 5G”, disse Kevin Jou, vice-presidente sénior corporativo e Chief Technology Officer da MediaTek.

O executivo destaca ainda que a empresa pretende usar as suas avançadas tecnologias de processamento de sinal e de circuitos para projetar soluções que atendam às variadas e demandantes necessidades do 5G, a fim de assegurar o lançamento de um serviço bem-sucedido até 2020.

A NTT Docomo e a MediaTek planeiam fazer experimentação de transmissão tanto em ambiente interno quanto externo em 2017 e começam, a partir de 2018, o desenvolvimento da nova interface sem fio e dos chipsets.