Categories: Cloud

Nutanix | A nuvem à distância de um clique

* em Viena

A transformação digital, a emergente Internet das Coisas (IoT) e a proliferação das aplicações móveis fez repensar a forma como o software é construído, desenvolvido e dimensionado, diz a Nutanix. E explica que as aplicações modernas estão a ser desenvolvidas em arquiteturas flexíveis, usando serviços modulares mais pequenos e mais independentes. Ora, apesar destas novas arquiteturas de aplicações terem melhorado a agilidade global das TI, também expuseram este departamento ante uma infinidade de desafios. Como sejam a visibilidade da interdependência das aplicações para solução de problemas, novas ameaças de segurança ou a escassez de ferramentas de gestão unificadas.

Além de fornecer uma visão detalhada dos recursos do servidor, virtualização e armazenamento, o Nutanix Prism passará agora a fornecer uma visualização centrada na aplicação da rede. Ao invés de confiar em uma panóplia de ferramentas de diferentes fornecedores, as equipas de TI obtêm uma visão abrangente da topologia de rede física e virtual. E, explica a empresa, isso inclui uma visão intuitiva de como as máquinas virtuais individuais (VMs) estão conectadas à infraestrutura de rede física e virtual, além de fornecer estatísticas detalhadas de desempenho e saúde do ambiente de rede.

“A visualização de rede integrada permite que os gestores de datacenter identifiquem e façam imediatamente uma triagem os problemas de rede que afetam os SLAs das aplicações”.

Outro anúncio aqui em Viena foi que o Nutanix Acropolis Microsegmentation Services (AMS), projetado para integrar a infraestrutura de cloud da empresa, vai passar a inspecionar, monitorizar e gerir os fluxos de comunicação entre cargas de trabalho individuais para fornecer um ambiente de aplicações mais seguro.

A empresa avança que as políticas específicas da aplicação serão definidas dentro do Nutanix Prism, dando às equipas de TI um plano de controlo unificado para gerir e proteger as comunicações entre VMs, aplicações baseadas em conteúdos e microserviços rodando em um ambiente comum. Diz a Nutanix que o AMS pode ser implantado em apenas alguns minutos e evitará a necessidade de investir em grandes e complexos SDNs para proteger o ambiente de aplicações.

A visualização da rede e o conjunto inicial de API’s para orquestração de redes está anunciada para janeiro de 2017.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

2 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

4 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

5 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

2 semanas ago