O Hospital da Luz é uma Test Bed

A IHP integra a Rede Nacional de Test Beds e tem o compromisso de acolher, até setembro de 2025, cinquenta testes-piloto.

Através da Intelligent Health Platform (IHP), o Hospital da Luz é uma Test Bed e abre as portas ao ecossistema empreendedor, para que startups e PME de várias áreas de atuação possam experimentar, testar e desenvolver produtos, serviços ou soluções que prometam responder aos desafios do setor da saúde e impactar a sociedade.

A IHP integra a Rede Nacional de Test Beds e tem o compromisso de acolher, até setembro de 2025, cinquenta testes-piloto de startups e PME nacionais e que atuem na área da saúde ou em setores que impactam o seu ecossistema integrado, como a excelência operacional e a sustentabilidade ambiental.

Com o objetivo de tornar a visão dos empreendedores numa realidade tangível e eficaz, e tendo sempre uma abordagem estruturada e científica com criação de evidência e impacto como denominador comum, a IHP disponibiliza as suas infraestruturas, equipamento, conhecimento e capacidade instalada através de três ambientes de última geração – um Data Lake (In Silico Lab), Centro de Simulação (Simulation Lab) e Hospital (Living Lab) -, bem como orientação especializada por equipas multidisciplinares.

“A inovação aberta é, sem dúvida, a chave para responder aos desafios do sistema de saúde, cujo quadro regulamentar complexo, rigor da demonstração de valor e eficácia financeira podem ser fatore desafiantes. É neste contexto que a Test Bed do Hospital da Luz está a atuar, em colaboração com startups e PME, para acelerar o desenvolvimento e sucesso das suas inovações”, explica Francisca Leite, diretora do Hospital da Luz Learning Health.

Nuno André Silva, responsável pela área de Inovação do Hospital da Luz Learning Health, revela, por seu lado, que “a adesão na fase de pré-lançamento da Test Bed tem sido muito expressiva, mas continuamos a trabalhar fortemente para chegar aos 50 testes-piloto de produtos inovadores”.

A Intelligent Health Platform (IHP) nasce do consórcio formado pelo Hospital da Luz Learning Health – responsável, no grupo Luz Saúde, pelas áreas de formação, investigação e inovação – e o Hospital da Luz.

Pertencente à Rede Nacional de Test Beds, coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Digital e financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência – a IHP é uma Test Bed que tem como missão acelerar a criação de evidência com impacto no sistema de saúde, apoiando o desenvolvimento e teste de soluções disruptivas.