O maior data center do mundo vai nascer no Nevada

A Switch anunciou a construção do maior data center do mundo, na cidade de Reno, no estado do Nevada. O edifício vai ocupar cerca de quatro quilómetros quadrados  e inclui também a criação de uma rede de fibra ótica, com aproximadamente 800km.

data center

A cidade de Reno foi a escolhida para albergar o maior data center do mundo, resultado de um projeto da Switch, uma empresa sediada em Las Vegas, também no estado do Nevada. Este será o terceiro data center construído por esta empresa e terá uma área de cerca de quatro quilómetros quadrados.

A Switch conta com clientes como a Dreamworks, a Xerox, a Amazon e ainda o Governo norte-americano, que poderão beneficiar da tecnologia empregue neste novo projeto. A ideia é construir uma rede de fibra ótica com aproximadamente 800 quilómetros, designada por superloop, e que deverá unir as cidades de Reno, Las Vegas, Los Angeles e São Francisco.

Os dados poderão ser transferidos entre estas cidades em apenas sete milésimos de segundo, facilitando a troca de informações. A construção do maior data center a nível global representa um investimento de mil milhões de dólares que, para o governador do Nevada Brian Sandoval, “transforma o Nevada no estado mais conectado digitalmente, no país”. Ainda no mesmo discurso, acrescentou que este empreendimento vai permitir a expansão da região norte do Nevada.

A Switch é responsável pela segurança, energia e arrefecimento de milhares de estruturas de dados e tem no novo data center uma oportunidade de expansão, assim como a possibilidade de se destacar num setor em crescimento.