Operadoras francesas com mais de um milhão de clientes

As três maiores operadoras francesas conseguiram até um milhão de clientes cada uma para os novos serviços mobile “super rápido”, embora um aumento das margens de tecnologia 4G seja pouco provável de se materializar por causa da guerra de preços.

-

Em França, a Orange, SFR e Bouygues Telecom anunciaram que tinham atingido a marca do milhão de clientes, um objetivo que cada operadora, separadamente, tinha marcado para o novo ano quando começou a “corrida” para construir novas redes no início de 2013. A Iliad declinou comentar quantos clientes 4G conseguiu atrair com o seu serviço mobile gratuito.

A Iliad abanou o mercado em dezembro quando anunciou que iria distribuir 4G sem custos adicionais aos seus clientes do plano mensal a 19,99 euros. Com isto, as outras três operadoras reagiram com corte nos preços e adicionando 4G nos seus planos. “O ambiente competitivo permanece com dificultados, com comportamentos éticos dos competidores”, escreveu Frederic Boulan, analista na Nomura, numa nota.

A Orange esperava que a mudança para 4G ajuda-se a aumentar a média de lucro por utilizador para dez euros por mês mas, recentemente, os executivos disseram que cinco euros seria o mais provável. As quatro operadoras francesas ainda estão no processo de criar redes 4G com a operadora Bouygues a estar mais à frente e a Iliad mais atrás.

No dia um de janeiro, a Bouygues ativou mais de 5500 antenas mobile capazes de desempenhar tráfego 4G. A Orange ativou 4244 antenas, a SFR 1294 e a Iliad apenas 824, de acordo com a ANFR, reguladora de espectro francês.

Na Grã-Bretanha, a maior operadora móvel, a EE, anunciou que tinha atraído dois milhões de clientes 4G, aumentando média de uso de dados através da sua rede em 70 por cento no último ano.