A tendência para o futuro próximo é de que a tecnologia impulsione mais o crescimento das empresas e promova mudanças nos seus segmentos de atuação. Segundo pesquisa da Gartner com cerca de 400 CEO e altos executivos, apenas 7% dos entrevistados acreditam que o segmento no qual atuam permanecerá muito semelhante ao atual durante os próximos três anos. Enquanto isso, 84% acreditam que a mudança será moderada ou significativa e 9% acreditam que em três anos estarão a operar em uma indústria quase irreconhecível comparada com a de hoje.
Neste contexto, o CEO necessita aumentar a relevância da área de TI dentro dos negócios. A maioria destes executivos já percebeu que a transformação digital é inevitável e que é melhor atuarem como agentes de mudança do que serem atingidos por uma nova realidade em um futuro não muito distante, e não terem tempo para reagir.
Entretanto, essa não é uma tarefa fácil. O CEO precisa de um braço direito para ajudar a empresa a transformar-se e acompanhar o mundo digital – o CIO. Enquanto o CEO passa a priorizar a tecnologia como ferramenta fundamental para o crescimento da empresa, o CIO passa a exercer um lado mais consultivo, entendendo as necessidades de negócio e contribuindo estrategicamente com novas soluções.
Esse alinhamento, no entanto, conta com um obstáculo. O grande desafio para o CIO e sua equipa é conseguir sair das necessidades operacionais de tecnologia do dia a dia e estar mais próximo do CEO e do negócio. Entender os desafios da empresa e propor soluções inovadoras que agreguem valor ao negócio necessita tempo e conhecimento de novas tecnologias, passando por cloud, IoT, Big Data, Segurança, Hiperconvergência, entre outras.
Assim, é fundamental possuir parceiros de tecnologia que consigam cuidar das necessidades operacionais do executivo de TI. Assim, o integrador pode ajudar em duas frentes. A primeira é assumir partes ou o todo da operação de TI com soluções e serviços proativos que melhoram processos e libertem a equipa para atuar em questões mais estratégicas. E a segunda maneira é apoiar o CIO na procura e montagem de soluções ideais que conduzam a organização à transformação digital. Não basta apenas oferecer um hardware ou um software, mas é essencial que o integrador consiga visualizar o que o negócio precisa e qual conjunto de tecnologia e serviços será melhor para cada segmento de mercado. Só assim o CIO conseguirá focar-se em uma visão mais abrangente dos negócios em conjunto com o CEO.
Trata-se de uma nova solução de conetividade para viagens que permite aos viajantes em lazer…
Cobertura alcança perto de 80% das habitações e empresas do País e suporta serviços diferenciados…
A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…
O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…
Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…
Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…