Oracle apresenta nova versão do Enterprise Manager

A nova versão do Oracle Enterprise Manager 12c pretende disponibilizar mais serviços para Database e Middleware as a Service, e gestão melhorada das bases de dados e do middleware para contribuir para alavancar a adoção da cloud privada à escala empresarial.

Oracle_enterprise

A versão 4 do Oracle Enterprise Manager 12c já está disponível e as suas funcionalidades visam oferecer a gestão avançada do stack tecnológico, a gestão segura das bases de dados e a governação empresarial dos serviços, permitindo que os clientes e parceiros da Oracle maximizem os níveis de desempenho das suas bases de dados e aplicações, e acelerem a inovação através de plataformas de TI em modo self-service.

Esta solução inclui o lançamento do modelo “carregar no botão” para aprovisionamento de ambientes completos como SOA e Oracle Active Data Guard, e a clonagem rápida dos dados que permite implementar e testar as aplicações de negócio de forma célere.

Foram também adicionadas novas funções privadas e credenciais preferenciais ao Oracle Enterprise Manager, de modo a oferecer níveis adicionais de segurança e a responder às necessidades das empresas com requisitos de controlo de acesso mais complexos.

“O estudo recente da IDC CloudTrack revela que a maioria das empresas deverá adotar as arquiteturas de nuvem híbrida durante os próximos três anos”, refere Mary Johnston Turner, Research Vice President de Enterprise System Management Software na IDC. “Estas empresas planeiam implementar um amplo leque de cargas de trabalho em ambientes cloud, incluindo bases de dados críticos e serviços de middleware que requerem elevados níveis de tolerância às falhas e de disaster recovery. Estes recursos foram tradicionalmente configurados à medida para cada aplicação, mas a cloud oferece a possibilidade de os incorporar na definição do serviço, permitindo que as empresas adotem a cloud sem compromissos. Com a nova versão do Oracle Enterprise Manager 12c, a Oracle oferece aos clientes uma experiência ‘out-of-the-box’ para a implementação de serviços cloud para bases de dados e aplicações com elevados níveis de resiliência”, acrescenta.

“Desde sempre a Oracle liderou o caminho do desenvolvimento e da implementação de soluções inovadoras, escaláveis e com elevados níveis de desempenho nos ambientes empresariais. Com esta versão do Oracle Enterprise Manager, reforçamos esta posição de liderança ao oferecermos funcionalidades que permitem às empresas planear, implementar e gerir as clouds privadas. Chamamos a isto ‘do zero à cloud em ritmo acelerado’. Os melhoramentos introduzidos na nova versão ajudam os clientes a agilizar a adoção da computação em nuvem nas suas empresas e a prepará-las para a nova geração das TI em modelo self-service”, afirma Prakash Ramamurthy, Senior Vice President de Systems and Cloud Management da Oracle.