Oracle apresenta soluções IoT Cloud com recurso a IA e machine learning

A empresa amplia o seu portfólio de Internet of Things (IoT) Cloud com um conjunto de novas funcionalidades a nível da inteligência artificial (AI) e do machine learning que potenciam o Digital Twin e o Digital Thread. Com estas ferramentas, a Oracle quer ajudar os seus clientes a acelerar os níveis de inteligência e ROI dos seus ativos conectados.

Além disso, a empresa também anunciou novas soluções industriais vocacionadas para os serviços digitais, bem como para as unidades fabris inteligentes e conectadas em rede e para a gestão digital das frotas.

“O IoT tem o potencial para transformar as operações, atualmente dispersas em silos, num conjunto de modernos fluxos de trabalho, digitais, interconectados, visíveis e com capacidade de resposta em tempo real”, afirma, em comunicado, Bhagat Nainani, group vice president, IoT Applications da Oracle.

“A Oracle continua a superar os limites do IoT para ajudar os seus clientes a simplificarem significativamente as suas implementações. Os nossos clientes, ao receberem dados melhorados com a informação preditiva em tempo real, podem alcançar novos patamares de conhecimento e, desta forma, realizar muito mais rapidamente os seus retornos de investimento”, acrescenta o executivo.

As novas funcionalidades surgem na esteira da apresentação da Oracle IoT Cloud Applications para a monitorização dos ativos, das frotas e produção, e da força de trabalho conectada.  A Oracle IoT Cloud está disponível quer como SaaS, quer como plataforma PaaS, oferecendo deste modo um elevado grau de adaptabilidade e triplicou o seu ecossistema de dispositivos e aplicações IoT nos últimos seis meses.

As novas funcionalidades apresentadas incluem:

Digital Twin 

É uma representação de um ativo fixo ou de um equipamento que melhora as abordagens analíticas tradicionais. O objeto modelo inclui visualizações multifacetadas dos dados atuais, históricos e preditivos, bem como das dimensões operacionais e de comportamento desse ativo. Deste modo, os utilizadores remotos podem supervisionar este ativo, de modo a evitarem eventuais falhas antes destas ocorrerem; bem como executar cenários de simulações do tipo “que aconteceria se”, no contexto dos seus processos de negócio. 

Digital Thread 

Os profissionais da cadeia de abastecimento gastaram milhões de dólares na implementação de sistemas SCM e ERP, mas a maioria das vezes, a introdução dos dados é feita manualmente nestes sistemas. O Digital Thread é um marco nos processos de negócio conectados que aproveita o IoT e cria um ‘sistema de sistemas’ conectando em tempo real, e através da cadeia de abastecimento digital, os elementos que tradicionalmente estão dispersos em silos. Ao proporcionar a visão de ponta-a-ponta de um ativo através de todo o ciclo de vida da sua produção, o Digital Thread agrupa e liga todo o processo da cadeia de abastecimento (desde a conceção do produto e execução do pedido, ao fabrico e gestão do ciclo de vida do produto, ao armazenamento, transporte, logística e compras).

Inteligência Artificial (AI) e Artificial Machine Learning

As funcionalidades embutidas de AI e de machine learning estão agora integradas no portefólio de soluções IoT da Oracle. A integração da análise operacional ajuda a detetar anomalias, a prever falhas dos equipamentos e a recomendar as melhores formas de atuação. Também proporciona o conhecimento necessários para o desenvolvimento de recursos que permitam incrementar os níveis de eficácia e experiência das aplicações.

A nível das soluções IoT da Oracle para a indústria as novas soluções apresentadas incluem:

Digital Field Service

Consiste em uma monitorização remota inteligente, a previsão de falhas, a reparação over-the-air e o apoio técnico dinâmico. A solução inclui o IoT Asset Monitoring Cloud, o CX Service Cloud, o CX Engagement Cloud, e o CX Field Service Cloud, além da utilização da realidade aumentada (AR) na reparação assistida dos equipamentos.

Smart Connected Factory

 A solução inclui IoT Production Monitoring Cloud, SCM Cloud e ERP Cloud, bem como a utilização da realidade virtual para (VR) para navegar na unidade fabril. Também pode ser utilizada para a formação dos trabalhadores à distância.

Digital Fleet Management 

Faz o acompanhamento dos envios em tempo real, a gestão dos riscos e a sincronização com a logística. A solução inclui o IoT Fleet Management Cloud e a Oracle Logistics Cloud.