Orange vai comprar a espanhola Jazztel

A empresa de telecomunicações Orange mostrou-se interessada em comprar a operadora espanhola Jazztel, por uma quantia de 3,4 mil milhões de euros, num negócio que poderá tornar possível que a francesa consiga eclipsar a sua concorrente Vodafone no setor de telecoms de Espanha.

A oferta da Orange pela Jazztel fica em 31 euros por cada ação, o que totaliza 3,4 mil milhões de euros que a operadora francesa está disposta a desembolsar para trazer para debaixo da sua alçada a homóloga espanhola.

O diretor executivo da Orange, Stephane Richard, afirmou que a aquisição vai atuar como elemento potenciador do crescimento da empresa no mercado espanhol das telecomunicações, nomeadamente no segmento das ofertas hibridizadas que integram características das telecoms fixas e das móveis.

Richard disse ainda que a Orange indubitavelmente conseguirá conquistar, depois de se apoderar da Jazztel, o segundo lugar no pódio dos serviços de telecomunicação fixa e a medalha de bronze no setor mobile em Espanha, sendo neste último ramo ensombrado pela Vodafone, embora o executivo demonstre inabalável confiança na capacidade da empresa conseguir rapidamente superar a operadora rival e alcançar a prata.

A consolidação do mercado espanhol das telecoms não seria, certamente, uma surpresa para ninguém, visto que a redução de preços e um crescendo da competição alimentado pela recessão sofrida pelo país têm evidenciado a diminuição do número de operadoras em Espanha.

Quando a Vodafone, a segunda maior operadora móvel na cena espanhola das telecoms deitou, em março, a mão à Ono, a Orange viu-se desamparada naquele que é o seu segundo maior mercado, sem o apoio de uma rede fixa de telecomunicações.

Assegurar um lugar no topo da lista das maiores operadoras de Espanha já é difícil. Chegar à primeira posição é uma tarefa hercúlea, pois a gigante Telefónica, com os seus descontos e as suas estratégias promocionais, agarra-se com punho de ferro à coroa de louros.

A compra da Jazztel valeria à Orange uns adicionais 1,5 milhões de subscritores de banda larga e ajudará a empresa a igualar os pacotes de telecomunicações fixas, de TV e de wireless das suas concorrentes.

A Orange disse ainda que o negócio poderá poupar-lhe cerca de 1,3 mil milhões de euros através de uma rede mais eficiente.

As ações da Jazztel subiram seis por cento para os 12,75 euros cada, enquanto que as da Orange sofreram uma queda de dois por cento.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago