Organização Mundial do Comércio abole taxas comerciais sobre TI

Os membros da Organização Mundial do Comércio (WTO), nos quais se inclui Portugal, assinaram hoje um acordo que reduzirá as taxas de circulação transfronteiriça sobre Tecnologias de Informação. O entendimento multilateral deverá poupar aos fabricantes destes países cerca de um milhão de milhões de dólares, em produtos que podem ir de telemóveis, a jogos de vídeo e equipamentos médicos.

Os Estados Unidos disseram esta manhã que tinha sido alcançado um consenso entre os vários países-membros da organização, mas a conferência de apresentação do acordo, que no início desta tarde ia dar a conhecer os termos do mesmo, foi desconvocada pelo diretor da WTO, Roberto Azevedo.

O porta-voz da WTO, Keith Rockwell, num email enviado à B!T, disse que o encontro das delegações envolvidas na expansão do Acordo tinha sido adiado, pelo que a divulgação das informações sobre o mesmo foi reagendada. Não foi avançada uma nova data para a apresentação das conclusões.

Este novo Acordo sobre Tecnologias de Informação (ITA) vem renovar um que vigorava desde há 18 anos, acrescentando mais de 200 novos itens à lista de produtos abrangidos pelas leis do comércio livre.

Na semana passada, Roberto Azevedo, segundo a agência noticiosa britânica, disse que a reformulação do ITA vai estimular o crescimento da economia global.

A B!T contactou o Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) mas, até ao momento, não obteve uma resposta. O GPEARI é uma instituição governamental subordinada ao Ministério das Finanças e que regula a atividade comercial.