Categories: Data-Storage

Orlando Magic usa big data para “conhecer” adeptos

A tecnologia é surpreendente na “casa” dos Orlando Magic. Mas Anthony Perez, vice-president business strategy desta equipa de basquetebol da NBA, admitiu na 19ª edição do SAS Fórum Portugal 2014 que os responsáveis não conseguiam tirar o devido partido das vertentes tecnologias do edifício que contempla qualquer coisa como 11 mil ecrãs.

No Fórum do SAS, que decorre durante todo o dia de hoje no Centro de Congressos de Lisboa, o responsável, que apresentou um caso bastante prático, explicou que, atualmente, a venda de bilhetes são a maior fatia do negócio dos Orlando Magic, que ganham ainda dinheiro com a venda dos direitos de transmissão televisiva, merchandise ou patrocínios.

Oram, os pontos onde os dados estão dispersos são imensos, desde CRM; email, pontos de venda, ticketing, wifi… Aliás, é raro nos recintos da NBA haver wifi de forma gratuita. Acontecei que apesar de ser grátis, os adeptos têm de ceder alguns dados para que possam usufruir da oferta o que, para Anthony Perez, se tem mostrado como uma poderosa ferramenta. “Quando obtemos informação na venda de bilhetes apenas temos a informação de quem compra o bilhete, não de quem o acompanha. Com o wifi, todos os que quiserem usar têm de ceder alguma informação”.

Por exemplo, dizia Anthony Perez, a maioria dos bilhetes vendidos no recinto dos Orlando Magic são entradas únicas. Ou seja, adeptos veem um jogo e não voltam, o que preocupava os responsáveis. Porque não voltam, questionavam-se? Mas com o recurso ao Business Analytics acabaram por perceber que, afinal, os adeptos voltavam, os responsáveis é que não sabiam: “Basta não serem eles a comprar os bilhetes e já não sabíamos que eles voltavam. Hoje, já sabemos e podemos redirecionar as nossas ações de uma forma bastante mais assertiva”, explicou a toda a plateia.

Susana Marvão com Filipe Pimentel

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

3 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

4 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

5 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

6 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

7 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago