As fraudes que utilizam aplicações OTT como WhatsApp e Viber para a terminação de chamadas que têm início numa rede tradicional de telefone (PSTN) estão a deixar um rombo de aproximadamente 3 mil milhões de dólares nas operadoras em todo o mundo, segundo dados da Communications Fraud Control Association. Isso significa perdas de 1 milhão de dólares ao mês por operadora de telecom a nível global e a tendência, segundo a fornecedora britânica de soluções anti-fraude Revector, é que esses valores aumentem ainda mais.
Diferente das chamadas in-app, que têm a sua origem a partir da própria aplicação, o OTT bypass tem origem como uma ligação convencional, de um número de telefone para outro, mas a chamada é desviada para ser atendida numa aplicação, como o WhatsApp ou o Viber.
De acordo com o especialista em fraude global e CEO da Revector, Andy Gent, OTT bypass atinge tanto operadoras fixas e de longa distancia quanto operadoras móveis. No Paquistão, por exemplo, testes da Revector indicam que mais de 45% das chamadas estão a ser desviadas para terminação em aplicações. Segundo ele, “Empresas OTT estão a vender ativamente minutos de terminação de chamadas no mercado. Isso engana não apenas o destinatário da chamada a pensar que está a receber uma chamada pela aplicação OTT, mas também tira receitas do provedor de serviço (telecoms) e impostos do governo”. E alerta que esse dinheiro desviado dos operadoras significará menos receita para a manutenção de redes.
A fraude de OTT bypass foi identificada pela Revector na Ásia, na África e na Europa.
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