Outsystems apresenta Platform 9 na NextStep 2014

Está a decorrer no Centro Cultural de Belém o NextStep 2014, o evento anual da Outsystems que, este ano, celebra a 10ª edição. Perante mais de 700 participantes, dos quais mais de 100 são provenientes do estrangeiro, a empresa aproveitou a ocasião para dar a conhecer a versão 9 da sua plataforma.

NextStep_Outsystems

Paulo Rosado, fundador e CEO da Outsystems, foi o anfitrião de serviço do primeiro dia de evento, aproveitando a sua keynote para destacar a importância que o presente tem para a vida da empresa, já que o executivo acredita que a Outsystems estava muito à frente do mercado há anos atrás e que a visão da companhia está agora a concretizar-se.

A edição deste ano do NextStep está focada em três temas principais: cloud, mobile e Big Data. Paulo Rosado relacionou estes três tópicos com a tendência ‘Systems of Engagement’ a que começamos a assistir hoje em dia, salientando que os sistemas potenciam a colaboração entre toda a organização (funcionários, parceiros e clientes) e que a mobilidade é o novo rosto deste compromisso, fruto das ferramentas que permitem a tomada de decisões no momento. A juntar a isso há o crescimento exponencial da interação com a analítica dos dados, sendo que toda esta informação pode ser entregue, de forma rápida, na cloud.

O CEO destacou que o ‘rápido’ está a tornar-se o ‘agora’ e que os sistemas também têm de estar preparados para mudar rapidamente, adaptando-se às novas exigências dos clientes. Imbuído desse espírito, Paulo Rosado fez uma preview da Outsystems Platform 9, onde se destacam melhorias a quatro níveis. O primeiro está relacionado com a integração, já que, por exemplo, a plataforma passa a ter suporte para mais bases de dados – DB2 e MySQL juntam-se a Oracle e Microsoft SQL Server.

O segundo nível diz respeito à comunidade, com Paulo Rosado a frisar que a estratégia da Outsystems para o futuro é que os componentes e as aplicações sejam free e open source. O terceiro aspeto em destaque na nova plataforma é a disponibilização de uma ferramenta que permite a manipulação de dados através de um dashboard mais visual. E, por fim, o mobile, com a Outsystems a disponibilizar uma aplicação híbrida que se adapta a smartphones e tablets Android e Apple, que utiliza HTML5 e se comporta como se fosse uma aplicação nativa.

Refira-se que a Platform 9 terá uma disponibilização limitada a 31 de Julho e que deverá chegar a todos no Outono, sem haver ainda uma data definitiva.

O primeiro dia de evento terminou com a atribuição dos Innovation Awards, que subsituem os antigos Agile Awards. Os vencedores foram: Randstad, Liberty Seguros, College Bound, TAP Portugal, Lapis Software Associates, GDF e HealthInsight.

A B!T aproveitou o evento para entrevistar Paulo Rosado e publicará esse artigo em breve.

Leia também : OutSystems adquire Ionic