Pagar as contas de casa sem sair do automóvel, já é uma realidade

O automóvel é hoje globalmente muito mais do que um meio de transporte. Conscientes dessa realidade, a Mastercard e a SAP – através da respectiva plataforma de rede de automóveis conectados, SAP Vehicles Network -, perceberam a necessidade de oferecer ao consumidor mais uma experiência inovadora e firmaram uma parceria para disponibilizar aplicações e serviços de pagamento em automóveis conectados. 

Num ambiente interativo cada vez mais presente em todos os campos da vida em sociedade, condutores e passageiros terão acesso a tecnologia, que transformará o tempo passado no automóvel num tempo mais agradável e produtivo.

Esta parceria, entre a SAP e a Mastercard procura ir ao encontro das necessidades do consumidor final, pensando conquistar um mercado B2B para aplicações e serviços de automóveis conectados, tornando possível, por exemplo, efetuar diversos pagamentos sem sair do automóvel, sejam as contas de casa ou o combustível, por exemplo.

Stephane Wyper, responsável Mastercard de VP, Startup Engagement & Acceleration, revela que “através desta colaboração, e ao longo dos próximos seis meses, a Mastercard oferece aos consumidores, nos EUA, a possibilidade de efectuarem transações em tempo real para pagar estacionamento, combustível e encomendar e entregar alimentos, através de vários programas-piloto em mercados selecionados, estando a Mastercard a trabalhar com a Postmates para oferecer pedidos e entrega de refeições on-demand dentro do veículo, por exemplo”.

E sublinha que “o compromisso da Mastercard é sempre o de melhorar experiência do consumidor, estendendo as nossas possibilidades de pagamento a um crescente número de dispositivos interligados, para que todos possam efectuar e receber pagamentos de forma simples e segura”.

Alimentada por SAP HANA Cloud, a rede mundial SAP Network Vehicles liga instantaneamente compradores, como OEMs e criadores de aplicações para automóveis, vendedores, postos de gasolina e cadeias de estacionamento. Todos os membros têm acesso a APIs unificadas, visibilidade de inventário e governança de processos – possibilitando aos condutores ligar-se, de forma fácil, aos serviços que utilizam de forma regular.

O Responsável da Mastercard para desenvolvimento de startups e projectos de aceleração, Stephane Wyper, enumera uma série de vantagens que a Mastercard pode acrescentar “ao transformar a experiência do consumidor por nos envolvermos com parceiros que partilham nossa visão”, nomeadamente, “uma maior fluidez no comércio, proporcionando maior comodidade aos consumidores em movimento; mais oportunidades para os fabricantes de automóveis melhorarem a relação com os clientes; e a criação de um novo canal que permitirá a comerciantes e parceiros bancários Mastercard expandir o respetivo alcance”.

Até 2022 são esperados, globalmente, 70 milhões de automóveis conectados. Em 2035 haverá 23 milhões de automóveis totalmente autónomos a circular nas estradas dos Estados Unidos da América e estes representam um novo ponto de interação que traz o comércio diretamente para dentro do veículo.

“O próximo capítulo da indústria automóvel está apenas no início e por isso estamos muito entusiasmados com a oportunidade de explorarmos as suas possibilidades. E nas palavras de T.S. Eliot, “O que interessa é a viagem, não o destino …”, conclui Stephane Wyper.

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

2 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

3 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

4 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

5 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

6 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago