Parkbob vence Volkswagen Financial Services Startup Battlefield

Startups portuguesas Mubcargo, Addvolt e Hype Labs também conquistaram prémios na batalha de startups promovida pelo Volkswagen Financial Services na área da mobilidade sustentável e dos serviços financeiros.

O Volkswagen Financial Services, “Startup Battlefield”, concurso internacional para startups na área da mobilidade sustentável e dos serviços financeiros, teve como grande vencedor a startup austríaca Parkbob, que desenvolveu uma app para ajudar a encontrar lugares de estacionamento nas cidades. A aplicação móvel já está disponível em 28 cidades e deverá chegar a Lisboa durante o próximo ano.

Através da análise em tempo real de imagens de satélite e da digitalização das regras de trânsito e limitações de estacionamento nas cidades, a Parkbob disponibiliza na sua aplicação móvel as localizações disponíveis para estacionar o veículo. Esta solução tem, assim, um impacto relevante ao nível da mobilidade sustentável, pois permite uma maior eficiência no processo de estacionamento, com poupanças ao nível do tempo despendido e do consumo de combustível.

O Volkswagen Financial Services “Startup Battlefield” distinguiu também startups portuguesas, tendo a Mubcargo conquistado o segundo prémio. A sua plataforma, já em funcionamento, conecta pessoas que precisam de fazer transportes com transportadores dispostos a recolher e entregar essas mercadorias. Para tal, basta utilizar a app para submeter o pedido de transporte, recebendo de seguida notificações com várias propostas de preço para o serviço. O cliente terá apenas de escolher a proposta pretendida, fazendo o pagamento e acompanhamento do transporte em tempo real na app.

Em terceiro lugar, ex-áqueo, ficaram a Addvolt e a HypeLabs. A Addvolt é uma empresa baseada em tecnologia que tem como targetproblemas em mercados onde existe um grande potencial para redução do consumo de combustível pela geração de energia. Através da sua solução tecnológica WeTruck, a startup utiliza a energia gerada em circulação nos veículos, nomeadamente nas travagens, para alimentar a sua unidade frigorífica, permitindo uma maior eficiência energética dos veículos frigoríficos.

Já a HypeLabs desenvolveu um software que permite o networking em rede entre aparelhos mesmo sem acesso à internet. Esta solução pode permitir a comunicação entre veículos e entre o veículo e o utilizador, abrindo novas oportunidades de desenvolvimento para o sector automóvel.

O Volkswagen Financial Services Startup está empenhado em promover a mobilidade sustentável e em melhorar continuamente as suas operações, criando novos paradigmas para o sector financeiro automóvel, mas também para os seus clientes e negócios.

Luis Schunk, Country Manager do Volkswagen Financial Services Portugal, afirma: “O futuro da indústria financeira automóvel passa por colocar as vantagens da digitalização ao serviço dos clientes, tendo como base princípios de mobilidade sustentável que contribuam para uma maior eficiência na utilização dos veículos. Temos o compromisso de oferecer aos nossos cliente soluções que lhes permitam reduzir custos e aumentar a eficiência, criando vantagens competitivas para os seus negócios ou proporcionando experiências distintivas para os particulares, ajudando a melhorar a sua vida sempre que adquiram ou utilizem um veículo automóvel. Por isso, estamos a fomentar o surgimento de ideias e o empreendedorismo, onde se inclui o Volkswagen Financial Services Startup Battlefield, uma iniciativa pioneira que coloca Portugal e o Volkswagen Financial Services no epicentro da inovação no sector financeiro automóvel”.