Categories: EmpresasNegócios

Paulo Varela assume liderança do TICE.PT

O TICE.PT, um pólo agregador dos setores das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (que, em conjunto, representaram 8% do PIB nacional e 83 mil postos de trabalho directos em 2012), elegeu Paulo Varela como novo Presidente. O executivo substitui Rogério Carapuça no cargo.

“O sector das TICE ocupa uma posição central e de crescente importância nas economias modernas. Este ponto é inegável e irreversível. Portugal deve, portanto, prosseguir a aposta estratégica no desenvolvimento de uma economia do conhecimento, alicerçada na formação, qualificação, investigação e desenvolvimento. Através da criação de valor acrescentado, Portugal irá afirmar-se cada vez mais como uma ‘start up nation’ a nível europeu, num mundo cada vez mais global e competitivo”, refere Paulo Varela.

“Partindo da forte qualificação nacional no sector das telecomunicações português, o TICE.PT vai prosseguir uma estratégia de internacionalização do sector. Mais do que exportar, a prioridade é internacionalizar. A formação de profissionais altamente qualificados, o fomento do empreendedorismo, bem como o apoio à investigação e desenvolvimento são as chaves para afirmar o cluster português das TICE a nível europeu e mundial”, acrescenta.

Criado em 2009, o TICE.PT envolve actualmente meia centena de entidades, das quais 54% são empresas, 23% pertencem ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional e os restantes 23% são Associações. Em 2012, os membros do TICE.PT representaram cerca de 15% do sector TICE nacional e 7 mil postos de emprego directos.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 dia ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

5 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago