Categories: InovaçãoMobilidade

Pavnext vence 5.ª edição do Big Smart Cities

A startup portuguesa Pavnext recebe assim um prémio monetário de 10 mil euros, incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem a Estocolmo para conhecer aos pólos de inovação da Ericsson.

A solução foi criada por um engenheiro eletrotécnico (Francisco Duarte), um gestor (João Champalimaud) e uma designer (Sílvia Soares) e promove não só a segurança rodoviária como a sustentabilidade ambiental. O sistema da Pavnext poderá substituir as lombas e ao mesmo tempo criar energia elétrica ‘limpa’ para iluminação pública.

Por outro lado, o piso inteligente permite gerar dados de tráfego e de velocidade, da energia gerada e consumida, possibilitando a criação de relatórios e a otimização de consumos energéticos em tempo real.

Além do vencedor foram ainda distinguidos outros projetos. O prémio Vodafone, no valor de 2500 euros, foi para a Tram Grid, que desenvolveu um carregador rápido de veículos elétricos que se ‘alimenta’ das redes aéreas dos elétricos / comboios. O prémio Ericsson, também no mesmo valor, foi para a Smart Forest, uma solução de rede integrada de sensores, cuja informação pode ser facilmente consultada e utilizada, por exemplo, para a mitigação do risco de incêndio, um tema bastante atual e sensível no nosso país.

Já a menção honrosa (Prémio do público) foi atribuído à Tibu, uma aplicação móvel que conecta viajantes independentes a pessoas locais com experiência.

Os vencedores da competição vão agora poder testar os seus projetos-piloto no município de Cascais, naquela que será a primeira cidade experimental para startups do país.

Os vencedores da competição de empreendedorismo e inovação foram anunciados ontem à tarde no Centro Cultural de Cascais. A iniciativa que é promovida pela Vodafone e pela Ericsson, com o apoio de da Câmara Municipal de Cascais, contou com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do Presidente da CMC, Carlos Carreiras, do CEO da Vodafone, Mário Vaz, e do Presidente da Ericsson, Pedro Queirós.

O BIG Smart Cities foi criado em 2013 e, nesta edição, registou o maior número de candidaturas de sempre, com a participação de quase 240 equipas. Os 20 finalistas foram apurados por inscrições online e eventos realizados em várias cidades portuguesas (Braga, Porto, Évora, Coimbra e Lisboa).

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

3 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

5 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

6 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

2 semanas ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

2 semanas ago