PayPal e eBay criam acordo para definir futuro após divisão

Durante os primeiros cinco anos depois da separação entre o eBay e PayPal, prevista para os próximos meses, as duas empresas continuarão ligadas por meio de um acordo. Neste documento está previsto o prolongamento dos benefícios mútuos.

Deal

No final deste ano, PayPal e eBay separam-se mas não definitivamente. Para que ambas as empresas não saiam prejudicadas da divisão, foi desenhado um acordo que garante determinados compromissos tanto por parte da plataforma de e-commerce como do serviço de pagamentos.

Por um período de cinco anos, o eBay terá de manter as atuais definições de vendas e direcionar 80 por cento das mesmas para o serviço do PayPal. Em troca, o PayPal continuará também a proporcionar taxas mais reduzidas aos vendedores da plataforma.

A relação dependente de ambas engloba ainda eventuais cenários de sucesso ou prejuízo. Caso as vendas subam ou desçam mais do que o previsto, as duas terão de pagar uma comissão à outra parte.

Para além disso, o acordo anunciado determina ainda que o eBay não pode criar o seu próprio serviço de pagamentos e que, por seu lado, o PayPal também não poderá lançar uma plataforma de vendas.

Todos os pontos do acordo visam promover um ambiente estável para as duas empresas dado que uma separação drástica poderia ter consequência indesejadas. Está prevista, por isso, uma divisão progressiva, benéfica para todas as partes e que assegure que cada uma poderá sobreviver individualmente findo o período de cinco anos estipulado.