Pequenas empresas lideram maturidade digital, diz estudo

As pequenas empresas na Europa estão melhor preparadas para alcançar a maturidade digital do que as maiores empresas diz um estudo realizado pela Coleman Parkes.

economia digital

Um estudo da Coleman Parkes sugere que as pequenas empresas possuem uma percepção da Maturidade Digital – ou seja, quando uma organização utiliza ferramentas sofisticadas para impulsionar o desempenho e demonstrar um compromisso prolongado com a tecnologia, iniciativas tecnológicas e processos geridos digitalmente – como uma oportunidade fulcral para equilibrar a sua posição face às grandes empresas.

Neste documento, patrocinado pela Ricoh, a maioria dos líderes de pequenas empresas (79 por cento) afirma ter uma vantagem de implementação, pois conseguem optimizar processos de forma mais rápida que os seus congéneres em organizações maiores. Mais, 64 por cento acreditam ser capazes de compreender, implementar e retirar benefícios das novas tecnologias com maior celeridade.

Contudo, apesar destas conclusões suportarem a noção de que as pequenas empresas estão na posição ideal para alcançar a Maturidade Digital graças à sua adaptabilidade e agilidade, elas parecem estar menos conscientes do tamanho total dos benefícios oferecidos.

Apesar de 39 por cento dos líderes de pequenas empresas estarem convencidos de que as suas organizações podem progredir de um estado de Transformação Digital para a Maturidade Digital em apenas dois anos, 27 por cento julga que não será uma ajuda para o aumento de lucros. Para além disso, 11 por cento dos líderes de grandes empresas e 23 por cento dos líderes de pequenas (o dobro) esperam que a Maturidade Digital não tenha qualquer influência nos seus lucros.

Os líderes das grandes empresas parecem estar mais positivos acerca do maior alcance de benefícios, resultante da Maturidade Digital. Os benefícios mais citados identificados por eles foram:

  • Acesso mais facilitado à informação (93 por cento)
  • Processos de negócio melhorados (90 por cento)
  • Uma vantagem competitiva mais forte (86 por cento)

Porém, e apesar de sublinharem um impacto positivo mais baixo na vantagem competitiva e no lucro, os líderes das pequenas empresas esperam, de facto, que a Maturidade Digital ofereça:

  • Acesso mais facilitado à informação (79 por cento)
  • Processo de negócio melhorados (79 por cento)
  • Menos tempo necessário para completar tarefas (74 por cento)

A investigação sugere que possam ter sido, tanto a componente estratégica, como a de apoio sénior, as causadoras das diferenças de atitude entre pequenas e grandes empresas, relativamente à previsão da Maturidade Digital como um impulsionador de lucros. De todas as grandes empresas auscultadas, 66 por cento possuem um membro sénior na equipa, dedicado ao alcançar da Maturidade Digital, sendo que 81 por cento têm uma visão clara e definida do que é necessário para se atingir esse objectivo.

Esta análise contrasta com os 53 por cento das pequenas empresas que possuem um membro sénior do staff dedicado a impulsionar o negócio em direcção à Maturidade Digital e os 71 por cento que possuem uma visão clara. Estes dados podem ajudar a explicar porque é que as pequenas empresas se mostram menos dispostas quando o objectivo é identificar benefícios, tais como os ganhos financeiros.

Apesar das diferenças, tanto pequenas como grandes empresas estão de acordo, relativamente à percepção de que não conseguem atingir sozinhas a Maturidade Digital. De momento, mais de metade das pequenas (53 por cento) e grandes (59 por cento) empresas estão a trabalhar com fornecedores externos, esperando-se um aumento neste número.