Phablets correspondem a 21 por cento das vendas de smartphones

A International Data Corporation, líder mundial em estudos de mercado, realizou uma análise onde se chegou à conclusão de que 21 por cento dos 261 milhões de smartphones que existem em todo o mundo são phablets.

P1030587Antigamente era dada preferência a telemóveis mais pequenos. No entanto, a tendência parece ter mudado recentemente. Hoje em dia cada vez mais as pessoas querem ecrãs maiores.

De acordo com a análise de mercado da IDC, 21 por cento dos smartphones vendidos durante o terceiro trimestre de 2013 têm ecrãs com cinco ou mais polegadas. No mesmo trimestre do ano passado, esta fatia correspondia apenas a três por cento.

Devido aos diversos dispositivos com ecrãs grandes e aos preços acessíveis, que caíram cerca de 22 por cento relativamente ao mesmo período de 2012, é o Android o líder deste mercado.

A queda dos preços do Android pode-se explicar com os lançamentos do Galaxy Gran Duos e do Huawei Ascend Mate.

O estuda de mercado da IDC mostra o cenário geral do mercado dos smartphones, verificando-se que não existem muitas mudanças. O Android é líder na tabela com 81 por cento do mercado mundial dos smartphones, tendo crescido 6,1 por cento relativamente ao anterior ano, e o iOS corresponde a 12,9 por cento.

O Windows Phone cresceu para 3,6 por cento este ano, sendo que em 2012 correspondia apenas a dois por cento. Já a BlackBerry representa 1,7 por cento do mundo dos smartphones.

A venda destes dispositivos vai aumentar ainda mais com a época natalícia que agora se aproxima. É possível que os dados se alterem brevemente, devido aos lançamentos da Apple, Samsung e Sony.