Pick: a app que vai revolucionar a mobilidade nos transportes é portuguesa

Plataforma digital para pagamentos multi transporte está disponível na Apple Store e Google Play. 1º contrato comercial já foi assinado com viagens entre Cascais, Sintra e Porto disponíveis a partir de 27 de setembro.

Está disponível uma plataforma digital para pagamentos multi transporte chamada Pick. Este sistema, criado pela startup portuguesa Ubirider, que está disponível na Apple Store e Google Play, permite aos utilizadores planearem viagens, pagarem bilhetes e viajarem para qualquer destino, em qualquer local, usando a melhor combinação de meios de transporte. A partir de 27 de setembro já será possível comprar viagens através da app para os novos autocarros expresso da Scotturb que fazem conexões diárias entre Cascais, Sintra e Porto.

A Pick acaba de receber investimento do líder ibérico no setor de transporte de passageiros urbanos e suburbanos, o grupo Barraqueiro, e de Beatriz Barata da família proprietária da Scotturb em Portugal e do Grupo Guanabara no Brasil. 

O investimento feito pelos dois operadores tem como objetivo o desenvolvimento do sistema Pick, que combina todos os meios de transporte numa única e simples experiência e funciona como uma plataforma independente que conecta passageiros e operadores de transportes. As vantagens da plataforma são, por isso, várias, não só para passageiros, mas também para operadores.

No caso dos operadores, e através da interface web Pick Hub, beneficiam de um novo canal, independente e transparente, que gere os fluxos de passageiros e cobra as tarifas em tempo real, sem necessidade de infraestrutura adicional. Os dados para que estas operações sejam possíveis são recolhidos pelo Pick Hub de forma anonimizada a partir dos smartphones dos utilizadores.

“O mercado dos transportes tem um potencial imenso na Europa. Todas as semanas circulam cerca de 185 milhões de passageiros na União Europeia, o que representa cerca de 57,6 biliões de viagens por ano. Este investimento do Grupo Barraqueiro e da Beatriz Barata não é apenas um marco para a nossa empresa, mas um sinal de que o mercado dos transportes está pronto para soluções novas e inovadoras, que tornam os sistemas de transportes melhores, mais eficientes e mais inteligentes para todos,” diz Paulo Ferreira dos Santos, CEO da Ubirider, empresa que tem como cofundador o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Especialista no desenho e implementação de soluções de mobilidade inovadoras para pessoas e bens, o Grupo Barraqueiro movimenta mais de 300 milhões de passageiros anualmente. “Vimos na solução da Ubirider o futuro do transporte de passageiros”, afirmou Artur Pedrosa, CEO do grupo Barraqueiro.  “É algo que procurávamos, não apenas para tornar a experiência de viagem significativamente melhor, mais integrada e simples, mas também para obter informação valiosa sobre tendências de viagem. Ter acesso a este tipo de dados inteligentes permitir-nos-á fornecer novas e melhores rotas e outros serviços aos nossos passageiros, assim com, em última análise, liderar o futuro dos transportes.”

Já o Grupo Guanabara, movimenta, no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas por dia. “Temos procurado tecnologias que nos permitam melhorar a qualidade de serviço e a eficiência operacional,” disse Beatriz Barata, que investiu individualmente na Ubirider. “As soluções da Ubirider servem ambos os objetivos e, adicionalmente, foram desenhadas para operar a nível global, o que nos permitirá gerir aspetos-chave das nossas operações em Portugal e no Brasil, como sejam a cobrança móvel de tarifas ou gerir os fluxos de passageiros, sob uma mesma plataforma.”

Para além dos investimentos feitos, a Ubirider acaba de assinar o primeiro contrato comercial com a Scotturb, o que vai permitir aos utilizadores da plataforma Pick viajarem nos novos autocarros expresso que ligam diariamente Cascais, Sintra e o Porto, assim como beneficiarem dos autocarros turísticos que viajam em Cascais e Sintra (sightseeing buses). Os bilhetes vão estar disponíveis para venda a partir de 27 de setembro.

“A venda online de bilhetes para viagens de longo curso e autocarros turísticos tem aumentado de forma significativa nos últimos anos. Estamos convencidos que os passageiros de todo o mundo querem ir mais além e gerir as suas viagens através de uma aplicação móvel que seja fácil de usar, pelo que esta parceria com a Ubirider é para nós muito empolgante. Com este contrato vamos oferecer aos nossos passageiros uma ferramenta completa de gestão e pagamento das viagens, garantindo a melhor experiência e permitindo manter o nosso foco na inovação e qualidade de serviço”, explica Beatriz Barata, CEO da Scotturb.