PME recorrem cada vez mais ao renting

As PME nacionais recorrem cada vez mais ao renting em TI, enquanto solução de financiamento, garante a Grenke, uma afirmação sustentada pelo facto de só no ano passado a empresa ter alcançado alcançou um volume financiado de 38 milhões de euros. A empresa já financiou mais de 25 mil PME no nosso país.

calculadora

 

Em 2013, a Grenke Portugal – filial da multinacional alemã que está presente em 27 países – registou um volume financiado de 38 milhões de euros e espera fechar o ano de 2014 com um crescimento de sete por cento face ao período homólogo.

Os números da empresa que em Portugal conta com escritórios em Lisboa, Porto e Leiria, evidenciam não só a capacidade de as PME contornarem a crise e as inerentes dificuldades no acesso ao crédito bancário, como também a consciencialização das empresas sobre o crescente impacto da tecnologia ao nível da produtividade do seu negócio. Desde que chegou ao nosso país, em 2008, já financiou mais de 25 mil pequenas e médias empresas e, só no início deste ano, mais 3.000 PME recorreram a esta solução de renting.

Tendência com claros benefícios para as empresas

Evitar o endividamento e a sobrecarga sobre a tesouraria das empresas é o desafio a que o renting em TI tem vindo a dar resposta, garante a Grenke. A solução de financiamento possibilita a dedução do IVA sobre a totalidade das prestações e garante às empresas um financiamento a 100 por cento e sem entrada inicial. Por sua vez, a racionalização de custos – associada à possibilidade automática de renovação dos equipamentos sem as perdas de valor associadas à sua rápida depreciação – é outra das razões que tem levado ao aumento da procura desta solução por parte das empresas nacionais.