Portal da Carris melhora interação com utilizadores

Plataforma possibilita uma forma renovada de interação entre a empresa e os seus clientes, reduzindo as barreiras à informação e promovendo os serviços de transporte e mobilidade em Lisboa.

A Carris avançou com um projeto de upgrade global ao seu portal (disponível em www.carris.pt) e a Digital eXperience Solutions (DXS), empresa agap2IT, foi o parceiro tecnológico escolhido para a concetualização e execução do trabalho. 

O projeto representa “uma transformação na forma como a empresa comunica com os seus clientes” e é um passo “no sentido de seguir tendências atuais, antevendo um número acrescido de pessoas a viajar para o trabalho, mais turistas na cidade e clientes cada vez mais focados na informação via digital”, segundo revela a empresa em comunicado.

A atualização ao website da Carris permite melhorar a relação entre a empresa de transportes públicos e os seus utilizadores/clientes, “reduzindo as barreiras à informação e promovendo os serviços de mobilidade Carris na cidade de Lisboa”.

O portal apresenta áreas novas como o Planear Viagem e Mapas e elementos melhorados como a Área de Informação, Dados de Carreiras, Área de Cliente e Notificações.

O portal passa também a usar componentes de backoffice personalizados em Umbraco, adaptados para criar e gerir conteúdo específico de acordo com as necessidades da Carris.

O novo website está, para já, disponível em versão beta.

No design do website visou-se preservar o aspeto do seu layout, criando ou mantendo uma posição semelhante dos elementos de informação, independentemente do ambiente de consumo.

Foi também um objetivo da Carris “disponibilizar um website alinhado às melhores práticas do setor” com o propósito global de “alavancar a divulgação do website e dos conteúdos através de uma forte integração com as redes sociais, a partir das quais se pretende obter informações que alimentem ferramentas de análise de dados”.

Como explica Ricardo Amado, Diretor da área DXS da agap2IT, a inovação empreendida reflete-se sobretudo ao nível da agilização, permitindo ganhos de autonomia interna na gestão dos dados a introduzir no website, e na automatização e bom uso de dados, por georreferenciação é possível saber via site onde estão localizadas as paragens ou quantos minutos faltam para passar o próximo autocarro, entre outras informações de óbvia importância para o utilizador”.

Como explica Ricardo Mourão, Chefe do departamento de desenvolvimento de negócio, gestão de contratos e inovação nas tecnologias de informação da Carris, a empresa como entidade pública responsável pelo transporte rodoviário e ferroviário na cidade de Lisboa, necessitava de reformar a sua presença digital e dar aos seus utilizadores um canal de comunicação onde pudessem obter as informações que necessitam e com elevado nível de disponibilidade, dado o seu carácter funcional e possível impacto na vida das pessoas que circulam na cidade”.

O projeto implementado pela agap2IT, realizado por via de resposta a um concurso público, possibilitou que a equipa DXS desenvolvesse todo o projeto que hoje podemos utilizar no nosso dia-a-dia. Um website de fácil utilização, responsivo, multilingue, de elevada disponibilidade e acessibilidade que apresenta informação essencial para a mobilidade das pessoas que circulam na cidade de Lisboa”.