Categories: MobilidadeProjetos

Portal Rio 2016 supera Londres em acessos por dispositivos móveis

O portal é uma solução apoiada na plataforma em nuvem Azure, da Microsoft, integrada à tecnologia desenvolvida e gerenciada pela Atos, parceira mundial de TI dos Jogos Olímpicos.

De acordo com a Microsoft, para o portal da Rio 2016 foi criada uma arquitetura inteligente que permite o reconhecimento automático do modelo de tela mais adequado para obter a melhor experiência de navegação e interação para cada dispositivo. O pico de audiência foi na tarde da última segunda-feira (8/8), quando ocorriam competições em 22 desportos ao mesmo tempo, com mais de 33 milhões de pageviews.

Os desportos mais pesquisados no site nesta primeira semana foram futebol, tênis, ginástica artística e natação. Além dos brasileiros, os visitantes dos Estados Unidos e do Reino Unido foram os mais assíduos.

Outra inovação promovida pela Rio 2016 é definição de uma estratégia de segundo ecrã, em parceria com a Microsoft, no sistema de notícias do portal, fundamental para que os visitantes possam aceder com mais agilidade as informações de interesse, já que a página principal é flexível e se adapta a cada evento dos Jogos (como a abertura, competições e encerramento).

Durante a cerimónia de abertura, enquanto os atletas desfilavam, o segundo ecrã foi a mais procurado porque fornecia dados atualizados sobre os desportistas com apenas um clique.

Velocidade como diferenciadora

De modo geral, a velocidade para disponibilizar as informações em tempo real em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês) é mais um diferenciador tecnológico do portal, que oferece os resultados de cada prova sem latência e diretamente dos sensores Omega das arenas.

Com a plataforma em nuvem Microsoft Azure integrada com a tecnologia da Atos, e um altíssimo volume de dados geridos e processados em data centers localizados em três continentes, é possível publicar pontuações e recordes batidos, por exemplo, muito mais rapidamente e com a segurança exigida por este que é o maior evento desportivo em audiência do mundo.

 

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago