Categories: InovaçãoWearable

Thought Creator desenvolve sistema de monitorização de atletas para os Jogos Olímpicos

A solução é composta por um dispositivo e uma ferramenta de localização geográfica que permitem aos atletas manter os seus equipamentos conectados, localizá-los geograficamente e registar os índices de temperatura e movimento, através de sensores.

Este dispositivo tem uma componente de geolocalização com recurso a informações obtidas de redes WiFi e da própria rede Sigfox (sem GPS), sensores de temperatura, movimento e magnético. Está também presente um botão de alerta para casos de emergência.

O Loka pode ainda ser combinado com um sistema de gestão na cloud, que permite gerir e monitorizar milhões de dispositivos. Está também disponível um backend centralizado que permite definir em cada um dos dispositivos o firmware e a respetiva configuração.

Para já há 3 participantes nos Jogos Olímpicos a usar este sistema, são eles o esgrimista Astrid Guyard, o tenista Michael Jeremiasz e Guy Ontanon, treinador do velocista Jimmy Vicaut.

Durante o Rio 2016, os três serão rastreados pelo sistema, comunicando a sua posição “através dos identificadores das redes WiFi e das redes SigFox que os rodeiam e a intensidade do sinal que recebe”, indicou Thomas Nicholls, Diretor de Comunicações da SigFox. “Comparando essas informações com um banco de dados, é capaz de enviar a localização geográfica do rastreador para aplicativo móvel instalado no smartphone do utilizador”, reforçou.

Pedro Moscoso, CTO da Thought Creator, afirmou em comunicado que “operacionalmente o projeto está a correr bem e os resultados são bastante animadores, mas só depois do termino dos Jogos será possível avaliar junto dos atletas o impacto da utilização do dispositivo no seu desempenho durante a competição.”

 

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

3 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

4 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

5 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

6 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

7 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago