Thought Creator desenvolve sistema de monitorização de atletas para os Jogos Olímpicos

A Thought Creator, empresa do Grupo InnoWave para o mercado do IoT, em parceria com WND, operador Latino-Americano da rede SigFox, desenvolveu o Loka, um sistema para localização de ativos que está em fase de experiência durante os jogos olímpicos do Rio de Janeiro.

A solução é composta por um dispositivo e uma ferramenta de localização geográfica que permitem aos atletas manter os seus equipamentos conectados, localizá-los geograficamente e registar os índices de temperatura e movimento, através de sensores.

Este dispositivo tem uma componente de geolocalização com recurso a informações obtidas de redes WiFi e da própria rede Sigfox (sem GPS), sensores de temperatura, movimento e magnético. Está também presente um botão de alerta para casos de emergência.

O Loka pode ainda ser combinado com um sistema de gestão na cloud, que permite gerir e monitorizar milhões de dispositivos. Está também disponível um backend centralizado que permite definir em cada um dos dispositivos o firmware e a respetiva configuração.

Para já há 3 participantes nos Jogos Olímpicos a usar este sistema, são eles o esgrimista Astrid Guyard, o tenista Michael Jeremiasz e Guy Ontanon, treinador do velocista Jimmy Vicaut.

Durante o Rio 2016, os três serão rastreados pelo sistema, comunicando a sua posição “através dos identificadores das redes WiFi e das redes SigFox que os rodeiam e a intensidade do sinal que recebe”, indicou Thomas Nicholls, Diretor de Comunicações da SigFox. “Comparando essas informações com um banco de dados, é capaz de enviar a localização geográfica do rastreador para aplicativo móvel instalado no smartphone do utilizador”, reforçou.

Pedro Moscoso, CTO da Thought Creator, afirmou em comunicado que “operacionalmente o projeto está a correr bem e os resultados são bastante animadores, mas só depois do termino dos Jogos será possível avaliar junto dos atletas o impacto da utilização do dispositivo no seu desempenho durante a competição.”