70% de CEOs apontam que sua rede desacelera o crescimento dos negócios, segundo novo estudo da NTT

A NTT Ltd., empresa líder mundial em infraestrutura e serviços de TI, lançou hoje seu Relatório Global de Redes 2022, que descobriu que 70% de CEOs acreditam que o nível de maturidade de sua rede está afetando negativamente os negócios. A adoção de ambientes de trabalho híbridos e distribuídos, com vários dispositivos conectados, está aumentando nas empresas, mas, apesar dos investimentos, apenas duas em cada cinco empresas dizem estar muito satisfeitas com seus recursos de rede atuais. Isso resultou em uma nova era de modernização das redes, com a maioria de executivos confiando nela para permitir o crescimento dos negócios (> 90%) e oferecer suporte à inteligência artificial para operações de TI (AIOps) (91%).

A propagação de ambientes híbridos seguros

Com modelos de trabalho híbridos e distribuídos, o que aumenta muito mais as possibilidades de ataque de agentes mal-intencionados, a importância da segurança de rede se tornou um componente importante da arquitetura de rede. Isso inspirou as organizações a migrarem para soluções de segurança mais centralizadas e baseadas em nuvem, e para um modelo gerenciado de segurança de terminais, além de aumentar seus investimentos em segurança cibernética de rede. A maioria das lideranças de negócios acredita que as novas ameaças vão impulsionar as demandas de segurança para sua rede corporativa, exigindo um nível mais profundo de controle e inspeção de acesso (93%).

A transformação para a rede como um modelo de serviço

As pessoas entrevistadas relataram que suas maiores preocupações, acima do custo, são a segurança, a modernização e o acesso a um conjunto completo de serviços de seu provedor. Em termos de gerenciamento da rede, mais de 90% dos altos executivos preferem a rede como um modelo de serviço, citando a flexibilidade de escalar para cima e para baixo como uma grande vantagem. Além disso, a complexidade na implementação de soluções eficazes de automação e AIOps, que simplificam as operações de rede em andamento, mas são complexas de configurar inicialmente, fazem da rede um modelo de serviço mais atraente.

“Os níveis de investimento na rede aumentaram e os resultados desta pesquisa mostram que muitas organizações estão se inclinando a parcerias importantes e soluções de serviços gerenciados para atender às suas necessidades. Isso é, principalmente, para impulsionar a segurança e obter acesso a habilidades que podem otimizar a capacidade e acelerar os avanços baseados na inovação”, disse Amit Dhingra, vice-presidente executivo da NTT Ltd. Network Services.

Dhingra conclui: “Estamos no meio de uma modernização dos serviços de rede, no entanto, muitas das soluções atualmente disponíveis para uma minoria se tornarão padrão em apenas dois anos. Em vez disso, as organizações devem centrar sua atenção em um modelo de rede como serviço. Ao selecionar um provedor de serviços de rede, as empresas devem considerar a segurança, a competência em habilidades, a capacidade para escalar, o 5G privado e as redes definidas por software. A longo prazo, o blockchain, mais IA e automação, a RA e RV, a rede quântica, o 6G e a computação fotônica afetarão a forma como as redes são fornecidas”.

Chris Barnard, vice-presidente da International Data Corporation (IDC), comentou: “À medida que novas formas de trabalhar promovem a transformação, as empresas de alto desempenho percebem o valor de investir em tecnologias estratégicas – redes corporativas principais, 5G, borda e inteligência artificial. Para dar suporte aos requisitos de rede de serviços e aplicativos digitais emergentes, as organizações estão modernizando suas redes corporativas, permitindo o uso e o gerenciamento mais eficientes das redes que sustentam suas empresas. As empresas que não investiram correm o risco de afetar negativamente suas oportunidades de crescimento. Como a rede desempenha um papel fundamental nas estratégias de transformação digital e no processamento e trabalho distribuídos, podemos esperar mais atualizações de rede corporativa à medida que tecnologias como IA e defesas de segurança são incorporadas à rede corporativa convencional. Embora possa parecer complexo, provedores de serviços como a NTT podem avaliar opções flexíveis de implementação que geram valor comercial”.

O relatório conclui com sete considerações para que os executivos avancem e preparem sua rede para o futuro. Leia o Relatório Global de Redes 2022 completo aqui.

A NTT Ltd. é líder no Magic Quadrant™ da Gartner® no quesito global Serviços de Redes Corporativas, com a posição mais alta tanto em “Completude de Visão” e “Habilidade para Executar” entre 18 prestadores de serviços de rede.

-FIM-

Metodologia

O relatório é baseado em pesquisa realizada pela Jigsaw Research em nome da NTT Ltd. em 21 países em cinco regiões, em julho e agosto de 2022. A pesquisa abrangeu 16 setores da indústria, incluindo: varejo e atacado, manufatura e automotivo, serviços financeiros, tecnologia e saúde. A pesquisa é baseada em uma amostra de pessoas tomadoras de decisão/influentes da rede na área de TI e cargos de negócios mais amplos.

Sobre a NTT Ltd.

Como parte da NTT DATA, um provedor de serviços de TI de US$ 30 bilhões, a NTT Ltd. é uma empresa líder em infraestrutura e serviços de TI que atende 65% das empresas Fortune Global 500 e mais de 75% das empresas Fortune Global 100. Estabelecemos as bases para o ecossistema de rede de ponta a nuvem das organizações, simplificamos a complexidade de suas cargas de trabalho em ambientes multicloud e inovamos na borda de seus ambientes de TI onde convergem redes, nuvem e aplicativos. Oferecemos infraestrutura personalizada e garantimos as melhores práticas consistentes em design e operações em todos os nossos data centers seguros, escaláveis e personalizáveis. Na jornada em direção a um futuro definido por software, apoiamos organizações com serviços de infraestrutura fornecidos pela nessa plataforma. Possibilitamos um futuro conectado.

Acesse services.global.ntt