Alium lança licença para portfólio de patentes de Open RAN

A Alium, joint venture pertencente à MPEG LA e à Unified Patents, anunciou hoje a disponibilidade da licença do portfólio de patentes Open RAN (a “Licença de Open RAN”, ou simplesmente a “Licença”), o primeiro conjunto de patentes a abordar incertezas de licenciamento no espaço de infraestrutura de rede de acesso por rádio (Radio Access Network, RAN). A Open RAN (ou RAN aberta) reduz custos e aumenta a concorrência ao proporcionar a operadores de rede mais controle e flexibilidade na implementação de redes 4G e 5G de próxima geração, e a acessibilidade às patentes essenciais possibilitadas pela Licença de Open RAN reforça a adoção da Open RAN.

“A Open RAN é uma tecnologia inovadora pronta para prosperar e crescer com a disponibilidade de uma licença em grupo que oferece acesso mais econômico, liberdade para operar, riscos de litígio reduzidos e certeza de negócio a fornecedores e usuários”, destacou Larry Horn, gerente da Alium. “Com seu potencial de acelerar a adoção e o crescimento do mercado de Open RAN, a licença em grupo da Alium vai contribuir para a adoção da rede 5G e a oferta de serviços em 5G ao público.”

“A Alium tem orgulho de lançar diversos recursos inovadores para o panorama de licenciamento de patentes”, afirmou Kevin Jakel, gerente da Alium. “O uso de uma ferramenta baseada em inteligência artificial para determinar alocações de direitos autorais permite a participação sem custo de detentores de patentes e assegura a viabilidade de um grupo com dezenas de milhares de patentes que não seriam possíveis de outra forma. Além disso, a Alium oferece um programa de qualidade de patentes criado para promover a confiança do mercado no padrão Open RAN. Felicitamos o grupo inicial de líderes de tecnologia por seu caráter visionário ao embarcarem nesta iniciativa inovadora.”

Os primeiros detentores de patentes da Licença de Open RAN da Alium são Acer Incorporated; AT&T Intellectual Property, LLC; Cable Television Laboratories, Inc.; Comcast Cable Communications, LLC; Godo Kaisha IP Bridge 1; Koninklijke Philips N.V.; Meta Platforms, Inc.; Mitsubishi Electric Corporation; Pantech Corporation (o que inclui a Pantech Wireless, LLC); SK Telecom Co., Ltd.; e Verizon Patent e Licensing Inc.

A licença do portfólio de patentes de Open RAN e um resumo dos termos da Licença podem ser consultados aqui.

O objetivo da Alium é oferecer acesso mundial ao maior número possível de patentes essenciais do padrão Open RAN nos mesmos termos sob uma única licença. Portanto, a Alium está aberta à participação de qualquer parte que detenha pelo menos uma patente essencial para o padrão Open RAN. Saiba mais em https://www.alium-llc.com/licensors.

Alium

A Alium, joint venture pertencente à MPEG LA e à Unified Patents, apoia a Open RAN com o primeiro grupo de patentes para infraestrutura de telecomunicações. A Open RAN proporciona a operadores de rede mais controle e flexibilidade na implementação das redes 4G e 5G de próxima geração, e o conjunto de patentes da Alliance oferece uma solução completa para superar as incertezas e os riscos impostos por muitas das dezenas de milhares de patentes pertencentes a diversos detentores. Tais patentes abrangem as funcionalidades de camada física inferior padronizada 3GPP desempenhadas por unidades de rádio que aplicam a divisão de arquitetura de banda-base 7-2x da O-RAN Alliance.