BlackRock Impulsiona Recursos de Análise e Relatórios de Sustentabilidade da Aladdin mediante Parceria Estratégica com a Clarity AI

BlackRock Inc. (NYSE: BLK) anunciou hoje um investimento minoritário na Clarity AI, uma plataforma de análise de sustentabilidade e ciência de dados, uma vez que a empresa continua a investir no fornecimento de análise de investimentos sustentáveis e software para clientes. A BlackRock quer integrar os recursos da Clarity AI com a Aladdin®, o sistema operacional de ponta da BlackRock para profissionais de investimentos.

A Clarity AI usa big data e aprendizagem automática para criar percepções viáveis ​​de sustentabilidade e impacto bem como expandir a um universo amplo e exclusivo de empresas, países e governos locais. Sua tecnologia proprietária e recursos de ciência de dados em todo o impacto ambiental e social analisam mais de 30.000 empresas, abrangendo quase 200 países. A Clarity AI também dá suporte a relatórios regulatórios e de clientes para ajudar os investidores a satisfazer as novas obrigações de divulgação de sustentabilidade.

“Investidores são motivados em torno da sustentabilidade como uma consideração essencial na gestão de riscos imediatos e futuros, sendo que o aprimoramento de dados são fundamentais para isto”, disse Mary-Catherine Lader, Diretora de Sustentabilidade da Aladdin na BlackRock. “À medida que a BlackRock faz da sustentabilidade seu padrão de investimentos, estamos comprometidos em elevar os padrões de dados e tecnologia de ESG. Estamos investindo em novas análises e software na Aladdin, e também integrando recursos de parcerias estratégicas como a Clarity AI para que os clientes possam compreender o impacto bem como os riscos sociais e ambientais de seus investimentos. Os recursos da Clarity AI usam aprendizagem automática para ajudar os clientes da Aladdin a analisar um universo mais amplo de empresas, atender às suas obrigações de divulgação e criar portfólios mais sustentáveis.”

“O investimento da BlackRock na Clarity AI e a integração de nossos recursos e dados abrangentes de ESG, sustentabilidade e impacto na plataforma da Aladdin na BlackRock serão transformadores ao trazer dados e análises da Clarity AI a mais dos maiores e mais destacados investidores do mundo”, disse Rebeca Minguela, Fundadora e Diretora Executiva da Clarity AI. “Esta parceria estratégica com a BlackRock reflete a crescente demanda por nossa abordagem inovadora em ajudar investidores a avaliar o impacto de empresas em nossa sociedade e planeta.”

A demanda por investimentos sustentáveis acelerou rapidamente em 2020. Os investidores em fundos mútuos e ETFs em todo o mundo investiram US$ 326 bilhões em ativos sustentáveis nos 12 meses até novembro de 2020, um aumento de 97% em relação ao mesmo período do ano anterior1. Além disto, uma recente pesquisa2 de investidores internacionais mostra que suas alocações para estratégias de ESG devem duplicar até 2025. Na pesquisa2, 53% dos entrevistados citaram preocupações sobre a “baixa qualidade ou disponibilidade de dados e análises de ESG” como sua maior barreira para adotar investimentos sustentáveis. À medida que mais investidores buscam modos de avaliar o impacto social e ambiental de seus investimentos, a necessidade de melhores dados e análises de ESG em investimentos individuais e em portfólios completos continuará a crescer.

A Clarity AI se baseia no conjunto de dados de sustentabilidade existente na plataforma Aladdin com análises e modelos adicionais e sustentabilidade direcionados ao futuro, gerados a partir de dados sobre empresas. Estas percepções complementam as divulgações corporativas e tradicionais de ESG.

Este investimento é a última etapa da plataforma Aladdin da BlackRock, uma vez que continua a investir em seus recursos de sustentabilidade, que no ano passado acrescentou 1.200 métricas de sustentabilidade e estabeleceu parcerias de dados para ajudar investidores a compreender os riscos e as oportunidades do clima físico e ESG.

A BlackRock também revelou recentemente o ‘Aladdin Climate’, que ajuda os investidores a compreender e atuar sobre o risco climático. É o primeiro aplicativo de software a oferecer aos investidores medidas do risco físico das mudanças climáticas e do risco de transição a uma economia de baixo carbono em portfólios.

A BlackRock se unirá a investidores existentes, incluindo Deutsche Börse, Kibo Ventures, Mundi Ventures, Seaya Ventures e Founders Fund.

Os termos da transição não foram revelados.

Sobre a BlackRock

O objetivo da BlackRock é ajudar cada vez mais pessoas a experimentar o bem-estar financeiro. Como fiduciários para investidores e um fornecedor líder em tecnologia financeira, ajudamos milhões de pessoas a fazer economias e fazer uso delas ao longo de suas vidas, tornando o investimento mais fácil e acessível. Para informações adicionais sobre a BlackRock, acesse www.blackrock.com/corporate

Sobre a Aladdin

Aladdin® é a plataforma de gestão e operações de investimentos de ponta da BlackRock utilizada por investidores institucionais, incluindo gestores de ativos, fundos de pensão, seguradoras e tesoureiros corporativos. Ela combina análises de risco sofisticadas com gestão abrangente de portfólios, ferramentas de negociação e operações em uma plataforma exclusiva e unificada. Também personalizada para gestores de patrimônios, a plataforma Aladdin fornece uma linguagem comum em todo o ciclo de vida de investimentos, permitindo uma cultura de transparência de riscos entre os usuários.

Sobre a Clarity AI

A Clarity AI é uma plataforma mundial de tecnologia e ciência de dados que usa aprendizagem automática e big data para fornecer dados ambientais e sociais que capacitam investidores a medir o impacto de seus portfólios. A plataforma da Clarity AI analisa mais de 30.000 empresas, 200.000 fundos e 400 países e governos locais, fornecendo dados, análises e aplicativos de software para investimentos, pesquisas e relatórios corporativos. Fundada em 2017, a Clarity AI possui escritórios nos EUA, Reino Unido e Espanha, além de uma rede de clientes com mais de US$ 10 trilhões de ativos sob gestão. A equipe da Clarity AI é especializada em tecnologia, sustentabilidade e pesquisa, com experiência coletiva de destacadas organizações, empresas e instituições de pesquisa, incluindo NASA, Banco Mundial, Google, McKinsey & Company, Morgan Stanley, J.P. Morgan, Harvard, M.I.T e outras. Para informações adicionais sobre a Clarity AI, acesse www.clarity.ai

1 Simfund, Broadridge, GBI. Dados de novembro de 2020. Fundos fechados, FoFs excluídos; Fundos do mercado monetário incluídos.

2 Pesquisa Mundial de Investimentos Sustentáveis da BlackRock 2020, que inclui respostas de 425 clientes em 27 países, representando uma estimativa de US$ 25 trilhões em ativos sob gestão: https://www.blackrock.com/corporate/literature/publication/blackrock-sustainability-survey.pdf