Press release

Latinia investe na empresa de tecnologia financeira Ábaco para impulsionar a inclusão financeira na região

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Latinia, empresa especializada na fabricação de software para processamento de eventos em tempo real para bancos, anunciou seu investimento na empresa de tecnologia financeira SaaS Ábaco, que atua na Colômbia e no México, fornecendo acesso ao sistema financeiro para pessoas físicas sem acesso a bancos. Isto é feito ao desenvolver um software otimizado para gerar históricos de crédito, cuja falta é uma barreira que impede milhões de trabalhadores de obter acesso ao crédito.

Nas palavras do Diretor de Desenvolvimento Corporativo da Latinia, Oriol Ros, “Acreditamos no modelo da Ábaco, e o consideramos interessante, pois é um projeto com uma finalidade: criar um mercado com centenas de milhões de pessoas, que nunca tiveram acesso ao crédito bancário, visível para bancos tradicionais,” Segundo McKinsey, no ano passado, cerca de 70% da população com mais de 15 anos não tinha acesso total ou parcial aos serviços bancários.

A Ábaco é uma startup de elevado impacto social com foco no modelo econômico de trabalho autônomo, que identifica o comportamento de trabalhadores e profissionais liberais da plataforma de entrega com uso de uma análise inovadora de seu perfil financeiro para criar um relatório de crédito. Com base nesta informação, concede os mesmos microcréditos variando entre $ 100.000 e $ 1.000.000 pesos com baixas taxas ou sem juros. O software estuda sua conduta para refinar e otimizar diferentes indicadores, como a taxa de inadimplência, e então os projeta para segmentos mais amplos baseados em grupos sóciodemográficos e comportamentos.

O impacto da COVID duplicou o número de trabalhadores autônomos e a entrega se tornou um negócio essencial que veio para ficar devido à sua facilidade e conveniência. A Ábaco já trabalha com a Rappi, Denario, Picap e Mensajeros Urbanos. Alcançar este segmento da população significa atender ao núcleo econômico de muitos países”, explicou a diretora executiva e fundadora da Ábaco, Victoria Blanco Alegría.

“O serviço bancário tradicional utiliza modelos de pontuação de crédito, que carecem de informação suficiente para avaliar este segmento de clientes e permitir o acesso ao crédito. A inclusão financeira só será possível com uma pontuação personalizada, que se adapte aos atuais modelos de trabalho e atividades econômicas das pessoas, para ser capaz de compreender suas necessidades”, concluiu Blanco Alegría.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.