Carbios acelera sua otimização de enzimas com recursos de triagem para milhões de enzimas em um dia

Notícias regulamentares:

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230417005683/pt/

Microfluidics accelerates enzymatic screening process (Photo: Carbios)

A Carbios (Euronext Growth Paris: ALCRB) (Paris: ALCRB), empresa pioneira no desenvolvimento e industrialização de tecnologias biológicas para reinventar o ciclo de vida de plásticos e têxteis, acelerou seu processo de triagem de enzimas com uma tecnologia microfluídica desenvolvida em parceria com o Paul Pascal Research Center – uma unidade de pesquisa conjunta do CNRS – e a Universidade de Bordeaux (França), especializada em microfluídica. Esta tecnologia de ponta permite a triagem de milhões de enzimas em apenas um dia, acelerando o processo para otimizar as enzimas que descompõem os plásticos PET. Esta vantagem competitiva permite que a Carbios reduza o tempo entre a fase de P&D e a produção de suas próprias enzimas e, portanto, desenvolva soluções concretas para combater a poluição plástica de modo ainda mais rápido.

“Desde que aplicamos a microfluídica ao nosso processo de triagem, há mais de um ano, já analisamos milhões de enzimas. Antes isso levaria anos”, explicou o professor Alain Marty, diretor científico da Carbios. “Esta tecnologia dá acesso a uma grande variedade de enzimas em tempo recorde. A microfluídica nos permitiu otimizar a enzima apresentada em 2020 na revista Nature e é essa enzima otimizada que será usada em nossa primeira unidade de referência industrial em 2025.”

“A microfluídica já é amplamente utilizada em diagnósticos médicos para analisar amostras biológicas. Quando a Carbios nos procurou para usá-la em novas aplicações industriais, foi algo inédito”, disse Jean-Christophe Baret, professor da Universidade de Bordeaux e chefe de equipe no Paul Pascal Research Center, hospedado pelo CNRS. “Estamos muito felizes em desenvolver novos métodos usando o poder da microfluídica para uma causa ambiental como a redução da poluição plástica.”

Microfluídica: a ciência das gotículas

A tecnologia microfluídica permite a produção de dispositivos que lidam com quantidades muito pequenas de líquido. Cada gota gerada pode ser considerada como um microrreator independente com um volume na faixa de picolitros (10-12 litros) e contendo uma enzima específica cuja atividade de despolimerização de plásticos PET será rastreada. Essas gotículas se movem por unidades de análise do tamanho de um microchip, permitindo triagem de ultra-alto rendimento de 150 enzimas por segundo.

Anteriormente, os sistemas robóticos convencionais permitiam a triagem em formato de microplaca com um volume na faixa de mililitros (10-3 litros) e com taxas de cerca de uma enzima por minuto.

O uso de microfluídica para rastrear enzimas mais eficientes ou novas será amplamente adotado nos próximos anos, acelerando o desenvolvimento do bioprocessamento. Utilizada atualmente pela Carbios para o desenvolvimento de seu processo de despolimerização de plásticos PET, a microfluídica deve ser utilizada para acelerar o desenvolvimento de novas enzimas para outros tipos de plástico, como a poliamida.

Equipe de pesquisa da Carbios especializada em microfluídica

Os processos de microfluídica requerem conhecimentos especiais. Atualmente, a Carbios possui uma equipe de pesquisa formada por duas pessoas especializada em microfluídica em um laboratório cooperativo – com o Toulouse Biotechnology Institute (TBI)3, hospedado pelo Institut National des Sciences Appliquées (INSA)4 de Toulouse (França). Alexandra Tauzin, pesquisadora em Engenharia Enzimática e Microfluídica, e Alexandre Gilles, engenheiro especializado em Robótica, trabalham em parceria com o Paul Pascal Research Center.

Sobre a Carbios

Fundada em 2011 pela Truffle Capital, a Carbios é uma empresa de química verde que desenvolve processos biológicos e inovadores. Por meio de sua abordagem única de combinar enzimas e plásticos, a Carbios visa atender às novas expectativas dos consumidores e aos desafios de uma ampla transição ecológica, assumindo um grande desafio de nosso tempo: a poluição plástica e têxtil. A Carbios desconstrói qualquer tipo de PET (o polímero dominante em garrafas, recipientes e tecidos feitos de poliéster) em seus componentes básicos que, em seguida, podem ser reutilizados para produzir novos plásticos PET com qualidade equivalente aos virgens. A inovação dos plásticos PET, primeira do gênero no mundo, foi reconhecida em abril de 2020 em um artigo científico publicado na capa da revista Nature. A Carbios iniciou com sucesso sua fábrica de demonstração em Clermont-Ferrand (França) em 2021. Agora, a empresa deu mais um passo fundamental para a industrialização de seu processo com a construção de uma unidade inédita em parceria com a Indorama Ventures.

Em 2017, a Carbios e a L’Oréal fundaram um consórcio para contribuir com a industrialização de sua tecnologia proprietária de reciclagem. Comprometidas em desenvolver soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável, Nestlé Waters, PepsiCo e Suntory Beverage & Food Europa se uniram a este consórcio em abril de 2019. Em 2022, a Carbios assinou um contrato com On, Patagonia, PUMA e Salomon, a fim de desenvolver soluções que promovam a capacidade de reciclagem e circularidade de seus produtos. A PVH Corp. se uniu a este consórcio em janeiro de 2023.

A empresa também desenvolveu uma tecnologia de biodegradação enzimática para plásticos de uso único à base de PLA (um polímero de origem biológica). Esta tecnologia pode criar uma nova geração de plásticos que são 100% compostáveis à temperatura ambiente, integrando enzimas no coração do produto plástico.

Para mais informações, acesse www.carbios.com/en / Twitter: Carbios LinkedIn: Carbios Instagram: insidecarbios

A Carbios (ISIN FR0011648716/ALCRB) é elegível para o PEA-PME, um programa do governo francês que permite que seus residentes que investem em pequenas e médias empresas se beneficiem de descontos no imposto de renda.

Esta tradução é apenas para fins informativos.

Em caso de discrepância com a versão original deste comunicado à imprensa, a versão original irá prevalecer.

1 Centre de Recherche Paul Pascal (CRPP)

2 Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS)

3 Toulouse Biotechnology Institute (TBI)

4 Institut National des Sciences Appliquées (INSA)