Press release

Dawn Wright, da Esri, irá até o Challenger Deep com o explorador Victor Vescovo

0
Sponsored by businesswire

Por volta de 12 de julho, uma equipe de duas pessoas descerá quase 36.000 pés no Oceano Pacífico para capturar imagens e dados do Challenger Deep, o ponto mais profundo conhecido no oceano da Terra. A equipe de expedição incluirá Victor Vescovo, explorador submarino e fundador da empresa de pesquisa oceânica Caladan Oceanic, como piloto e Dr. Dawn Wright como especialista da missão. A expedição será liderada e coordenada pelo líder da expedição Rob McCallum, fundador da EYOS Expeditions.

Como cientista-chefe da Esri, líder global em inteligência de localização e tecnologia de sistema de informação geográfica (GIS), Wright apoiará o mergulho com sua experiência em geologia marinha e tecnologia geoespacial da empresa. Através da expedição, ela também está prestes a se tornar um dos poucos indivíduos – e a primeira pessoa negra – a visitar o Challenger Deep, localizado dentro da Fossa das Marianas.

“Estou empolgada para apoiar as metas científicas e de mapeamento de Victor e sua equipe Caladan Oceanic e fortalecer ainda mais o relacionamento entre nossas duas organizações”, disse Wright. “É uma ótima oportunidade para realizar um mapeamento mais detalhado de todo o Challenger Deep, além de apenas realizar meu sonho de visitar o local. Ainda há muito que não sabemos sobre a maior parte do nosso próprio planeta. É por isso que é um esforço científico tão importante para entender melhor os oceanos.”

Wright planeja lançar uma série de mapas e dados do mergulho no ArcGIS Living Atlas of the World da Esri, a principal coleção de informações geográficas, incluindo mapas, aplicativos e camadas de dados de todo o mundo. Um dos objetivos da disponibilização desses dados é contribuir para o entendimento da forma e estrutura dessa parte mais profunda do planeta, bem como de como a atividade humana pode afetar esses lugares. Os mapas do fundo do mar são vitais para tudo, desde a navegação de navios até a modelagem climática. Eles fornecem uma compreensão tridimensional do volume oceânico que os cientistas do clima precisam para construir melhores modelos de mudança climática e que os conservacionistas precisam avaliar e projetar completamente as áreas marinhas protegidas.

Vescovo, que sediará a expedição de julho e pilotará o submersível, também é sócio operacional e cofundador da Insight Equity. Ele fez mergulhos nos pontos mais profundos em todos os cinco oceanos do mundo e fez 12 visitas anteriores ao Challenger Deep. Para isso, ele contratou a Triton Submarines LLC para projetar e construir o Limiting Factor, o único veículo comercialmente certificado para profundidade ilimitada e capaz de visitar repetidamente qualquer oceano, em qualquer profundidade, em qualquer época do ano. Menos conhecido é que Vescovo pilotou o submersível até os cinco pontos mais profundos do oceano: Challenger, Horizon, Scholl, Emden e Sirena Deeps nas Fossas de Mariana, Tonga, Kermadec, Filipinas e Mariana, respectivamente.

“Os oceanos… [são] 70% de todo o nosso planeta e, disso, 95% é inexplorado”, disse Vescovo em uma palestra no TED de 2019.” “Então, o que estamos tentando fazer com nossa expedição é construir e provar um submersível que possa ir a qualquer ponto no fundo do planeta… várias vezes, o que nunca foi feito antes. E este [submersível]… abrirá essa porta para a exploração e [nos permitirá] encontrar coisas que nem imaginávamos que existiam.”

O líder da expedição McCallum acrescentou: “Este notável submersível é o desbravador para a última fronteira de exploração na Terra: a zona hadal. As descobertas que permitirá durante sua carreira estão quase além da imaginação”.

Durante a expedição de julho, Vescovo e Wright partirão de Guam para testar o primeiro sonar de profundidade oceânica em uma tentativa de mapeamento em escala mais fina de profundidades seis vezes mais profundas que o Grand Canyon. A equipe de expedição de Caladan e Wright usarão o software GIS da Esri para pós-processar os dados brutos do sonar e produzir o que eles esperam ser o mapa mais detalhado já feito do lugar mais profundo da Terra.

Vescovo e Wright apoiam a ciência marinha por meio de suas afiliações individuais com o Explorers Club, uma sociedade profissional com sede em Nova York que promove a exploração científica e o estudo de campo. Como premiado com a Medalha dos Exploradores em 2020, Vescovo alcançou a mais alta honraria da sociedade. Como Fellow National, Wright ganhou reconhecimento por contribuições significativas para a exploração e mapeamento do fundo do mar. Ela também é autora e contribuiu para algumas das literaturas mais definitivas sobre tecnologia GIS marinha.

Para saber mais sobre a expedição histórica de Wright ao Challenger Deep, visite mappingthedeep-story.hub.arcgis.com.

Sobre Caladan Oceanic

Caladan Oceanic é uma empresa privada dedicada ao avanço da tecnologia submarina e apoio a expedições para aumentar a compreensão dos oceanos. O fundador Victor Vescovo, ex-comandante da Marinha dos EUA, sempre teve uma paixão pela exploração e alcançou o pico mais alto em todos os sete continentes do mundo, incluindo o Monte Everest, e esquiou pelo menos 100 quilômetros para os polos norte e sul. Com a conclusão da Expedição das Cinco Profundezas em agosto de 2019, Vescovo se tornou a primeira pessoa na história a ter estado no topo de todos os continentes do mundo, a alcançar os dois polos e a descer ao fundo de todos os seus oceanos. Ele também detém o recorde de mais mergulhos no fundo do Challenger Deep, o ponto mais profundo do planeta, um total de doze vezes. Ele foi premiado com a Medalha Explorers em março de 2020, recebeu o prêmio SeaKeeper of the Year 2021 na cerimônia da International SeaKeepers Society em Miami em fevereiro de 2022, bem como o prêmio Captain Don Walsh 2021 for Ocean Exploration pela Society for Underwater Technology (SUT ) e The Marine Technology Society (MTS) em Londres no início de 2022. Em junho de 2022, ele percorreu 100 km no espaço na missão New Shephard-21 da Blue Origin e assim se tornou o primeiro humano a escalar o Monte Everest, mergulhar no Challenger Deep e ir ao espaço.

Sobre a EYOS Expeditions

A EYOS Expeditions projeta expedições complexas e desafiadoras para embarcações particulares desde 2008. Com base nas décadas de experiência dos cofundadores da empresa, a equipe EYOS realizou mais de 1.200 expedições seguras e bem-sucedidas para alguns dos destinos mais remotos da Terra. A EYOS Expeditions possui várias “primeiras do mundo” e rotineiramente leva clientes a destinos raramente ou nunca antes visitados e em 2020 recebeu o maior prêmio do Explorers Club, a “Menção de Mérito”, pela bem-sucedida “Expedição Cinco Profundezas” de 10 meses. A EYOS Expeditions trabalhou nos bastidores em muitos dos itinerários inovadores do setor e tem um longo histórico de oferecer experiências únicas para os clientes, mantendo os mais altos padrões de segurança, profissionalismo e gestão ambiental. A EYOS Expeditions é hoje considerada a líder do setor no planejamento e operação de expedições remotas usando submersíveis e na coordenação de missões científicas complexas.

Sobre os submarinos Triton

A Triton Submarines de Sebastian, Flórida, é a produtora de submarinos civis mais experiente do mundo hoje – e a única fabricante contemporânea de submarinos pessoais equipados com casco de pressão de acrílico e titânio a fornecer várias embarcações classificadas e certificadas com profundidades de mergulho classificadas tão rasas quanto 200 metros a profundidades de até 11.000 metros. A equipe sênior da Triton Submarines tem mais de 400 anos de experiência combinada com mais de 100 submersíveis diferentes, e os membros de sua equipe de operações registraram juntos mais de 35.000 mergulhos. Os clientes da Triton também desfrutam de um serviço pós-venda superlativo e suporte técnico de uma empresa dedicada à sua total satisfação.

Sobre a Esri

A Esri — líder mundial no mercado de software de sistema de informações geográficas (geographic information system, GIS), inteligência de localização e mapeamento — ajuda os clientes a liberarem todo o potencial dos dados visando a melhorar resultados operacionais e comerciais. Fundada em 1969 em Redlands, no estado norte-americano da Califórnia, a Esri tem seu software implementado em mais de 350 mil organizações em todas as regiões do mundo, e em mais de 200 mil instituições nas Américas, Ásia, no Pacífico, Europa, África e Oriente Médio, incluindo empresas da lista Fortune 500, instituições governamentais, organizações sem fins lucrativos e universidades. A Esri tem escritórios regionais, distribuidores internacionais e parceiros que prestam suporte local em mais de 100 países, em seis continentes. Mantendo sempre seu compromisso pioneiro com a tecnologia da informação geoespacial, a Esri projeta as soluções mais inovadoras para a transformação digital, a internet das coisas (Internet of Things, IoT) e análises avançadas. Conheça a empresa em esri.com.

Copyright © 2022 Esri. Todos os direitos reservados. Esri, o logotipo de globo da Esri, ArcGIS, The Science of Where, esri.com e @esri.com são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da Esri nos Estados Unidos, na Comunidade Europeia ou em outras jurisdições. Outras empresas, produtos ou serviços mencionados neste comunicado podem ser marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas de seus respectivos titulares.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.