WSI anuncia desenvolvimento conjunto de sistema sísmico durante a perfuração

A Aramco e a Wireless Seismic, Inc (WSI) iniciaram o desenvolvimento conjunto de um sistema sísmico durante a perfuração de última geração em tempo real, o DrillCAM™, que visa diminuir significativamente os tempos de ciclo de perfuração, aumentando a segurança operacional e proporcionando reduções de custos significativas.

O sistema DrillCAM proporcionará um fluxo de inteligência em tempo real durante o processo de perfuração para monitorar a integridade do equipamento de perfuração e a precisão do modelo de subsuperfície, além de fornecer imagens à frente da broca. Isso é possível graças à tecnologia central de aquisição sísmica da WSI, que pode transmitir grandes quantidades de dados sem fio em ambientes físicos complexos.

“Estou empolgado por trabalhar com a Aramco no projeto de desenvolvimento do DrillCAM. Com o redirecionamento da tecnologia de malha linear sem fio da WSI, poderemos produzir e comercializar com rapidez o pacote de aplicativos DrillCAM e fornecer informações melhores, mais rápidas, mais seguras e econômicas durante o processo de perfuração”, disse Jim Hollis, CEO da WSI.

A Aramco e a WSI já testaram a tecnologia em campo. O desenvolvimento conjunto permitirá que as empresas implementem o DrillCAM como oferta comercial.

A Wireless Seismic está revolucionando a aquisição de dados sísmicos terrestres ao oferecer o único sistema de gravação sísmica sem fio totalmente expansível do setor, com transmissão de dados em tempo real. Com sede em Stafford, Texas, EUA, a empresa produz sistemas de gravação que permitem aos prestadores de serviços enfrentar com eficiência os projetos sísmicos mais desafiadores, oferecendo soluções comercialmente atrativas para sondagens convencionais e projetos de monitoramento passivos.