Previsão da Gartner aponta para queda de gastos em TI

De acordo com a Gartner, os gastos globais com TI vão diminuir 1,3 por cento em 2015, em comparação com o ano passado. De acordo com a consultora, a subida do dólar é um dos principais fatores responsáveis por esta diminuição dos gastos. Assim, os gastos com TI ficarão em 3,66 milhões de milhões em 2015.

Unified_Communications

De acordo com o vice-presidente de pesquisa da Gartner, John-David Lovelock, “prevê-se que os gastos com IT em 2015 se reduzam por 1,3 por cento, abaixo dos 2,4 por cento da previsão de crescimento feita no último trimestre. Ainda assim, isto não é uma queda, mesmo que aparente. O crescimento rápido do dólar norte-americano em relação a maior parte das moedas tem criado um choque de moedas no mercado global de TI.”

Entre os gastos feitos em TI em 2015, a Gartner estima que sejam investidos de 1,57 milhões de milhões de dólares a 2,6 milhões de milhões de dólares em serviços de telecom, uma redução de 2,6 por cento em relação ao ano passado.

Os gastos com software corporativo vão atingir os 3202,3 mil milhões de dólares. Esta categoria irá ver seus gastos aumentar em 2,3 por cento. Ainda assim, esta é uma revisão à previsão mais baixa do que a estimativa inicial do Gartner.

Já em relação aos dispositivos, a Gartner estima que vão ser gastos entre 685 mil milhões de dólares e 1,2 milhões de milhões de dólares. Também estima-se que a subida do dólar não tenha grande influência no mercado dos smartphones.