Programadores preferem desenvolver para a Apple

De acordo com um relatório da IDC e da Appcelerator, os programadores preferem desenvolver para os dois principais dispositivos móveis da Apple, o iPhone e o iPad. O relatório avança ainda que o HTML 5 está a perder apoiantes e que o Javascript vai ser líder nas preferências dos developers.

forestall-compares-ipad-with-iphoneSegundo o relatório Mobile Trends, cerca de 84 por cento dos developers demonstram grande interesse em desenvolver para o ecossistema iPhone e 81,7 por cento estão interessados em criar soluções para o iPad. No entanto, apesar de liderarem a tabela, estes valores nunca tinham sido tão baixos para as plataformas da multinacional norte-americana.

O Android tem recuperado ao longo dos últimos tempos junto da intenção dos programadores. Os telemóveis com este sistema operativo ocupam a terceira posição com 79,4 por cento de intenções dos developers e os tablets apresentam 66,1 por cento.

Cerca de 40 por cento dos programadores pretendem desenvolver para o Windows Phone, percentagem que supera os valores apresentados para o Windows “tradicional”, que não chega aos 35 por cento.

O Mobile Trends, relativo ao quarto trimestre deste ano, foi realizado no passado mês de novembro e revelou também que o Facebook foi sem dúvida nenhuma o serviço que maior nível de integração recebeu por parte dos programadores noutras aplicações, que a revelação do escândalo NSA levou 64 por cento de quase sete mil programadores inquiridos a considerarem rever aspetos chave das suas aplicações, e que o principal obstáculo do mercado dos software móveis continua a ser a necessidade de se encontrar os recursos que melhor se aplicam ao desenvolvimento.

Cerca de 47 por cento dos inquiridos considera que o Javascript é a linguagem principal no desenvolvimento de software e o Java, o Objective-C e o C# ocupam as posições seguintes.

Este relatório concluiu ainda que mais de metade acreditam que os Google Glass vão-se tornar uma prioridade nos planos de desenvolvimento, assim como aplicações do iOS para o carro.