Protótipo de detetor de incêndios florestais vence Prémio FAQtos 2017

O projeto ‘Smoke the Fire’ da ES/3 de Oliveira do Bairro, de Aveiro, foi o grande vencedor da  4ª edição do Prémio FAQtos, promovida pelo INOV-INESC em conjunto com o Instituto Superior Técnico (IST).

Os alunos desenvolveram um dispositivo detetor de fumo que pode ser instalado no topo de árvores e postes de eletricidade e envia alertas, através de SMS com coordenadas de localização, às autoridades locais contribuindo para uma resposta mais rápida das mesmas em caso de incêndio. Além do mais, o projeto inclui um site de sensibilização e explicativo da solução, que contribuiu para a obtenção do 1º lugar. Os vencedores ganharam um cheque de 1.500 euros e ofertas das entidades promotoras da iniciativa FAQtos.

Em 2º lugar destacou-se o trabalho “Radiofrequências – da Teoria à Prática”, de alunos da Escola Profissional Mariana Seixas (Viseu), que propôs a construção de um microcontrolador Arduino como unidade central de processamento para comunicar em radio-frequência com diferentes periféricos e ajudar a informar o grande público sobre a exposição à radiação eletromagnética de equipamentos de comunicações móveis.

O 3º classificado  foi o projeto ‘BiSafe… Uploading’, em representação da ES de João de Deus (Faro) com o projeto “In(formação) do Consumidor e Segurança Alimentar: Biotoxinas nos Bivalves”. Os participantes criaram uma aplicação de controlo sanitário para dispositivos móveis, que informa os consumidores sobre a eventual presença de biotoxinas acima dos valores regulamentares nos bivalves apanhados nos sistemas costeiros de qualquer parte do país.

Exceção nesta edição foi a atribuição de uma Menção Honrosa ao grupo ‘CPI’ da Escola Profissional Instituto de Educação Técnica (Lisboa), com o trabalho “Colete para Invisuais”, que desenvolveu um protótipo de colete indicador de obstáculos, com notificações vibratórias geradas por um sistema microcontrolador com sensores de ultrassons, para auxílio a invisuais.

O júri avaliou os finalistas e atribuiu os prémios com base um conjunto de critérios que incluíram a integração do tema “Aplicando as RF”, a originalidade dos trabalhos, a qualidade do relatório final, a capacidade crítica e de análise do projeto, o envolvimento com o estabelecimento de ensino e a avaliação global do trabalho.

O Prémio FAQtos 2017 teve uma total de 62 grupos de participantes, provenientes de 35 escolas secundárias de todo o país, dos quais foram apurados os 9 finalistas.