Proprietária da Nextel tem plano contra falência aprovado por tribunal dos EUA

A NII Holdings, dona da marca Nextel, recebeu a aprovação de um tribunal dos Estados Unidos para o seu plano de saída da proteção contra falência, sob o controlo de detentores de bónus, incluindo a gestora Aurelius Capital Management.

As informações, divulgadas pelos advogados da companhia, indicaram que a empresa teve aprovação para o plano de retoma de 4,35 mil milhões de dólares, decidido pela juíza federal Shelley Chapman, do tribunal de falências de Manhattan, no estado de Nova Iorque (EUA).

O movimento encerra um julgamento que começou no início deste mês, disse um dos advogados da NII Holdings, Scott Greenberg. Segundo ele, o plano, que cede o controlo da companhia à Aurelius e outros detentores da quantia multimilionária, é baseado numa série de acordos para complexas disputas legais sobre a validade de transferências de quantias entre empresas.

Embora a maior parte dos credores da proprietária da Nextel tenha apoiado o acordo, um deles, o grupo CapCo, empresa norte-americana que presta serviços de consultoria sobre inovação tecnológica e digital e estratégias financeiras, considerou a decisão muito favorável à Aurelius, o que poderia reduzir o pagamento a receber em aproximadamente 150 milhões de dólares, ou seja, mais de um terço do valor total que precisa ser cobrado.

A CapCo, que desejava uma rejeição do acordo por parte da juíza novaiorquina, alegou que algumas resoluções do trato eram inválidas e que a Aurelius não deveria ter o direito à fatia extra da participação que recebeu.

A NII Holdings entrou no Capítulo 11 – pedido de proteção contra falência de acordo com a lei dos EUA – em setembro, vendendo posteriormente seus ativos mexicanos para a AT&T por 1,9 mil milhão de dólares.

*Amauri Vargas é jornalista da B!T no Brasil