Categories: EmpresasNegócios

PT quer combater o desemprego e a iliteracia digital

“A digitalização da economia portuguesa é inevitável e necessária”, sentenciou esta tarde Armando Pereira, presidente do Conselho Administrativo da Portugal Telecom. O executivo acredita que o investimento da operadora impulsionará a inovação e a competitividade das empresas portuguesas, designadamente ao nível das PME.

Armando Pereira sublinhou que a PT está na linha da frente da luta contra o desemprego, cujos níveis, apesar registarem uma redução, estão ainda aquém do desejado.

Esta abordagem à Economia Digital atuará também como uma ferramenta de retenção de talento nacional, apostando na formação de profissionais qualificados.

O ministro da Economia, António Pires de Lima, esteve presente na apresentação do programa da PT, e referiu que as empresas, sejam quais forem as suas dimensões, procuram adquirir competências fortes e fortalecer a sua competitividade para conquistarem mercado. Para tal, disse o representante do Governo, há que abraçar o digital e as Tecnologias da Informação, para que possam ser desenvolvidos serviços e produtos cada vez mais robustos e que entreguem cada vez mais valor ao consumidor.

Dirigindo-se aos acionistas, Pires de Lima deixou um conselho: é preciso mudar as culturas das empresas. Mentalidades e estratégias seculares, por muito lucrativas que sejam, não podem ser aplicadas eternamente. É necessário endereçar as necessidades e exigências de um mercado que atravessa profundas mudanças. O ministro declarou que as empresas não devem poupar meios para assegurar a sua competitividade e que os seus olhos devem estar postos no futuro, com perspetivas e planos a longo prazo.

O diretor da PT para a Economia Digital, Alexandre Nilo da Fonseca, mostrou que o setor do comércio eletrónico está em franca ascensão e que é um potente motor do crescimento económico nacional. No entanto, 75 por cento das PME não tem ainda uma presença na Internet. “As PME não estão aproveitar esta oportunidade”, disse o executivo.

A visão da PT para a Economia Digital

Como tal, surge o programa da PT para a Economia Digital. Um dos eixos desta estratégia é o Sapo Biz, uma plataforma digital, lançada hoje, que permite que qualquer empresa, ou particular, crie e gira um negócio digital. Nilo da Fonseca garantiu que não são precisos quaisquer conhecimentos técnicos para operar a plataforma. A Sapo Biz cria portais responsive, ou seja, adaptáveis aos ecrãs de computadores (desktops e portáteis), tablets e smartphones, ampliando o seu alcance. É possível criar lojas multilingues para que o negócio possa singrar além-fronteiras. Quanto aos pagamentos, a PT firmou parcerias com entidades como Visa, MasterCard e PayPal para oferecer aos clientes serviços de pagamento seguros, incluídos de raiz na solução.

Outra coluna-mestra do projeto é a Academia Digital, uma iniciativa da PT que se estreia também hoje e que pretende promover a inclusão digital. Os gestores portugueses terão acesso a séries de vídeos e cursos gratuitos que lhe permitirão adquirir competências na esfera online, para que possam fortalecer os seus negócio e levá-los até à dimensão digital, fazendo crescer o fértil mercado da Economia Digital.

A terceira linha de ação da PT prende-se com a requalificação de profissionais. Através de uma parceria celebrada hoje entre a operadora e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, serão realizadas 20 ações de formação que visam requalificar jovens desempregados, dotando-os das ferramentas necessárias para se tornarem consultores digitais. Findas as 70 mil horas de formação, os já qualificados consultores digitais ajudarão empresas a mergulhar e a navegar no universo digital, para que possam converter-se em importantes ativos da Economia Digital. Pedro Mota Soares, Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, revelou que este projeto conjunto foi alvo de um investimento de quase meio milhão de euros, advindos de recursos públicos.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

4 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

5 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

6 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

6 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

7 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 semana ago