Categories: Software

Qlik oferece Data as a Service

A Qlik, especialista em visual analytics, apresentou o Qlik Cloud, uma solução que engloba diferentes serviços, comercializada no modelo SaaS que permite uma melhor análise de dados para tomada de decisões.

 

Qlik Cloud agrega o Qlik DataMarket, solução de Data as a Service (Dados como serviço), Qlik Sense Cloud, para compartilhamento gratuito de apresentações, e Qlik Sense Charts, que possibilita a publicação e edição de dashboards diretamente em websites públicos.

“Nossa estratégia de cloud abrange mais do que apenas uma infraestrutura ou um Software-as-a-Service”, diz Anthony Deighton, CTO (Chief Technology Officer) e Vice-Presidente Sênior de Produtos da Qlik. “A partir de ferramentas Data-as-a-Service, podemos otimizar as experiências de análises visuais dentro das organizações. Além disso, as pessoas não tomam decisões sozinhas, por isso o compartilhamento em nuvem será sempre uma parte importante de uma estratégia de colaboração”, completa.

O Qlik DataMarket, lançado para utilização no Qlik Sense em Junho de 2015 e para QlikView, no segundo semestre deste ano, oferece mais de 200 fontes de dados externas sob demanda – para comparação, validação e contextualização. Essa característica o torna a primeira ferramenta de BI Data as a Service e os usuários podem, inclusive, acessar uma biblioteca abrangente dentro do Qlik Sense para cruzar suas informações internas e permitir uma percepção e análise mais profunda.

Para dar um exemplo de usabilidade prática desta biblioteca, um gerente de vendas poderá cruzar dados de população às suas informações para entender melhor a penetração de seus produtos e/ou serviços no mercado. Ou, então, combinar dados sobre clima para entender os seus efeitos sobre as vendas no varejo.

Qlik Sense Cloud permite aos usuários compartilhar dashboards do Qlik Sense com até cinco pessoas de forma gratuita, sem a necessidade de baixar um software. O Qlik Sense Cloud já está disponível e características adicionais, como a capacidade de criar aplicativos e storyboards a partir de dados pessoais e do Qlik DataMarket, estão previstas para os próximos meses.

Qlik Sense Charts dá aos usuários não técnicos a chance de incorporar visualizações interativas do Qlik Sense em qualquer website ou blog e compartilhar nas redes sociais gratuitamente. Os leitores serão capazes de ver o gráfico em qualquer dispositivo e poderão filtrar os dados para uma visão mais aprofundada. O produto será lançado em junho de 2015.

*Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago